A melhor forma de se tornar especialista é errando
Existe uma história de que Thomas Edson, inventor
da lâmpada, foi convidado por seu patrocinador a interromper suas experiências.
Thomas então respondeu que já conhecia muitas maneiras de como não fazer uma
lâmpada e que estava mais próximo do seu invento do que nunca. Ele acreditava
que errar era a possibilidade de acertar na próxima tentativa.
Se a história é verdadeira ou não, o que importa é
termos essa percepção de que o erro é só o caminho para chegarmos mais próximos
dos acertos. A maioria das coisas que aprendemos de verdade são aquelas que
vivemos por experiência de tentativa e erro.
Não é a toa que os maiores especialistas em seu
ramo são pessoas que trabalham há mais tempo. Quanto mais experiências
acumulamos, mais atentos ficamos para encontrar soluções para as novas
situações que aparecem. Se isso é tão natural para nós quando somos crianças,
porque criamos uma resistência tão grande ao erro com o passar dos anos?
Até os grandes fracassam,
ainda bem!
Nenhum dos grandes especialistas de qualquer ramo
chegou ao topo sem cometer erros. Nomes que hoje são reconhecidos por todo o
mundo passaram por desafios gigantescos e aprenderam a se reerguer a partir
daí.
Steve Jobs é um deles. Por conta de um conflito de
ideias, Jobs foi expulso da Apple em 1985. A empresa que hoje é uma das marcas
mais valiosas do mercado quase chegou ao fracasso nesse período. No começo da
década de 1990, vários lançamentos da Apple foram grandes fiascos. O console de
videogame conhecido por Pippin foi um deles. Dos 100 mil produtos fabricados,
apenas 42 mil foram vendidos.
Walt Disney é outro exemplo. Aos 20 anos, Disney
fundou a própria companhia cinematográfica, a Laugh-O-grams. O problema era
que, por conta da sua exigência na qualidade dos lançamentos, ele não conseguia
cumprir os prazos com os distribuidores e suas produções acabavam por dar
prejuízo. Sua empresa faliu e Disney chegou a dever 15 mil dólares a 43
credores. Passar disso para uma fortuna de mais de 1 bilhão de dólares é
resultado de um longo processo de tentativa e erro.
Toda pessoa que quer começar um novo projeto
precisa abraçar seus fracassos. Muitos erros acabam se tornando oportunidades,
novas chances para começar do zero, olhando por outra perspectiva.
Ouvir e oferecer é o
melhor caminho para aprender
Como aceitar
que os erros vão acontecer e começar a aprender com eles? Ouvindo o
que outras pessoas têm à dizer e oferecendo o seu melhor dentro de cada
contexto. Um dos maiores erros que cometemos é acharmos que temos certeza de
tudo e fecharmos os olhos e ouvidos para o outro. Resiliência: O caminho do
sucesso passa por reconhecer, aceitar e reparar os erros.
Quando nos inserimos em um novo meio prontos para
entender como ele funciona antes de sairmos querendo resolver do nosso jeito,
aprendemos melhor e desenvolvemos a capacidade de nos oferecer para aquilo que
o outro precisa. A consequência disso é gerar produtos e serviços que atendem
verdadeiramente às necessidades e crescer testando até a partir disso.
As opiniões
veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a
opinião do Administradores.com.br
Fonte:http://www.administradores.com.br/
Comentários
Postar um comentário