Estratégias Aplicadas a Clientes e Mercados
Além das contribuições dos gurus da qualidade, eventos
históricos ocorridos também a partir da década de 50, dados principalmente à
influência dos EUA sobre o Japão, levaram ao surgimento da qualidade total, que
teve grande repercussão nos anos 80 e 90. (ARAÚJO, 2010, p. 138 - 139).
A qualidade passa a ser efetivamente considerada como
uma estratégia de negócios com a internacionalização dos mercados, com destaque
para a década de 1970, quando a qualidade de automóveis e televisores, entre
outros produtos, japoneses começou a superar a dos produtos norte-americanos,
alinhada ao aumento da exigência dos consumidores por produtos que
apresentassem melhores preços e maior qualidade.
A abordagem da gestão da qualidade como estratégia
competitiva para a conquista e manutenção de mercados depende principalmente do
foco no cliente, identificando e atingindo continuamente os requisitos e
expectativas deste, tendo como base os conceitos de clientes internos e visão
sistêmica da cadeia, e à melhoria contínua de produtos e processos, destacando
a importância da abordagem científica para a tomada de decisões estratégicas
com base em dados e fatos, e os esforços ligados à liderança, comprometimento e
envolvimento de todos para o alcance da qualidade requisitada e da melhoria
contínua. (CARPINETTI, 2010, p. 32 - 33).
O processo de melhoria contínua de produtos e processos pode
ser resumido pelo envolvimento das seguintes etapas: identificação dos
problemas prioritários; observação e coleta de dados; análise e busca de causas;
planejamento e implementação das ações; e verificação dos resultados.
(CARPINETTI, 2010, p. 77 - 79)
Inúmeras são as ferramentas que foram criadas para
auxiliar os gestores organizacionais comprometidos com a qualidade, das quais,
as principais serão apresentadas a seguir. É importante destacar que quando o
uso destas ferramentas não é realizado com bom-senso e prioridade, estas jamais
conduziram a empresa aos resultados desejados. (ARAÚJO, 2010, p. 157)
Brainstorming, ou tempestade de ideias, consiste em um
processo em grupo, que envolve de 5 a 12 indivíduos, para realizar rapidamente
o levantamento de ideias e opiniões visando à solução de determinado problema.
Mediado por facilitadores aptos para a condução a partir de regras claras, deve
ser conduzido sem inibições do grupo, visando estimular a criatividade e
diversidade de opiniões, e de maneira ágil, visto que Cronologicamente, a
partir de 1960: - EUA perdem 40% da participação de mercado para competidores
estrangeiros; - Japão aumenta seu mercado externo em 500%; - Os nove maiores
bancos do mundo passam a ser japoneses; - As duas maiores empresas do mundo
passam a ser japonesas; - Entre as cem maiores empresas do mundo, cinquenta
passam a ser japonesas; - Os EUA passam da marca de 90% de televisores
coloridos fabricados no mundo para 5%; - Torna-se praticamente inexistente nos
EUA a fabricação de aparelhos videocassete, CD ou câmeras fotográficas tipo
reflex.
Gestão Estratégica da Qualidade Revista Eletrônica
Multidisciplinar FACEAR esta ferramenta corresponde ao ponto de partida para a
utilização da maior parte das ferramentas citadas a seguir. (ARAÚJO, 2010, p.
168)
O 5W1H (do inglês what - o que, who - quem, when - quando,
where - onde, why – por que e how – como) consiste em um plano de ação que leva
em consideração cada um dos itens presentes em sua sigla, devendo este plano
estar visível a toda a equipe, para que estes possam realizar as atividades de
acordo com os itens estipulados. (REZENDE, 2008, pg. 105) Esta ferramenta
também é muito utilizada para definir as condições que contornam um problema e,
principalmente, como uma lista de verificação para apresentar e garantir o
cumprimento de um plano de ação, diagnosticando problemas e planejando
soluções. (ROSINI; PALMISANO, 2003, p. 77)
Os sistemas de gestão da qualidade são os responsáveis por
estruturar toda a organização para a busca da qualidade, entre os principais
sistemas de gestão da qualidade, cabe-se ressaltar: o total quality control
(TQC), total quality management (TQM) e a família ISO, com destaque para a ISO
9001. A cultura de gestão da qualidade vem sido promovida em diversos países
através de prêmios que buscam identificar e incentivar modelos de excelência em
gestão da qualidade, sendo estes prêmios geridos por órgãos governamentais,
como nos EUA, ou por organizações não governamentais, como no Japão, União
Europeia e Brasil. (CARPINETTI, 2010, p. 44)
Estes prêmios elencam critérios, que compõem um modelo
de referência em gestão da qualidade, a serem pontuados, devendo a equipe da
empresa que concorre ao prêmio demonstrar à avaliadora que suas práticas de
gestão estão alinhadas aos critérios de excelência em gestão. Em geral, os
prêmios são divididos em categorias que incluem empresas de manufatura,
serviços e pequenas empresas. (JURAN, 2009, p. 321)
Entre os principais prêmios e modelos de excelência em
gestão da qualidade, estão: o Prêmio Deming de Aplicação, o primeiro da área; o
prêmio americano Malcolm Baldrige; o Prêmio da Fundação Europeia de Gestão da
Qualidade; e o brasileiro, Prêmio Nacional da Qualidade.
A conclusão obtida a partir desta pesquisa está no
entendimento da qualidade como uma importante estratégia para gestão dos
negócios. A quebra do conceito primário de que a qualidade está associada à
oferta de produtos, ou serviços, com desempenho técnico superior ou com alta
durabilidade para o conceito contemporâneo de que a qualidade está relacionada
ao fornecimento de produtos ou serviços adequados as necessidades dos clientes
a partir de melhorias contínuas, norteiam os elementos fundamentais desta
pesquisa. Assim, pudemos conhecer e reunir as ferramentas e métodos mais
eficazes para a gestão da qualidade, passando a compreender os motivos
estratégicos que levam algumas organizações a aprimorar tais meios em sistemas
de gestão, formatando o objetivo destes como o de atender aos anseios do
mercado consumidor e estendendo estes do processo produtivo para todo o
ambiente da empresa.
Assim, fica evidenciado que quanto maior o nível de qualidade
associado ao ambiente estratégico do negócio, maior é a competitividade da
organização. Restringir estas oportunidades de melhorias e soluções de
problemas corresponde a aceitar a perda de oportunidades capazes de resultados
extraordinários para toda organização. É o equivalente a assumir desperdícios
de forças e ações que pouco, ou não, agregam valor ao processo principal e a
garantia de prosperidade de um negócio com a satisfação de seus clientes.
O popular “boca a boca” é uma abordagem muito antiga e
capaz de simplificar a importância da satisfação dos clientes a um negócio:
“Quantas vezes, antes de comprar determinado produto ou optar por um serviço,
você consultou a alguém que já havia Gestão Estratégica da Qualidade Revista
Eletrônica Multidisciplinar FACEAR comprado um produto igual, ou similar, desta
marca ou utilizado os serviços desta mesma empresa?”. Atualmente existem,
inclusive, páginas na internet especializadas em receber, e expor, reclamações
de clientes insatisfeitos. Páginas estas que crescentemente servem como um meio
para a seleção de produtos ou serviços, a partir da consulta do nível de
satisfação de seus respectivos clientes.
Fonte:file:///C:/Documents%20and%20Settings
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