Revelando um segredo do Marketing

Responda rápido, não pense muito: o que a Coca-cola vende?
Se você disse um refrigerante de Cola, eu diria que você está errado. Você já viu alguma propaganda da Coca-Cola indicando comprar o refrigerante da marca porque é o mais gostoso, adoçado na medida e etc e tal? Realmente não tem. 

Então, o que a Coca-cola vende em suas publicidades e campanhas milionárias de Marketing? Exatamente, felicidade. Momentos que podem ser compartilhados com amigos, familiares, ou seja, momentos felizes.

Esse exemplo ilustra e ajuda a você começar a entender como montar a essência do seu negócio, a sua proposta de valor. Nós cada vez mais compramos menos produtos e compramos mais emoções - experiências. As grandes marcas fazem isso muito bem e a dica é que precisamos buscar identificar qual é a essência do nosso negócio para evitar a guerra sangrenta de preços.

A Disney não vende o parque de diversão, ela vende um mundo mágico; a Harley Davidson não vende motos, ela vende liberdade, um estilo de vida. A Volvo não vende caminhão, vende segurança. A Natura é cosméticos ou bem estar? E a Apple será que ela vende tecnologia? Sim, mas somente isso? Será que não está agregado status e poder?

Eu poderia dar mil e um exemplos, mas acredito que você já entendeu. As pessoas pagam - muitas vez bem mais caro - por essas experiências e propostas de valor que façam sentido para elas.

Talvez eu esteja indo muito rápido, então vamos dar um passo atrás na explicação. A proposta de valor é uma das principais razões do porque um cliente compraria o seu produto e não o dos seus concorrentes. Em poucas palavras, a proposta de valor explica como o seu produto resolve os problemas dos clientes ou melhora a sua situação, ou seja, oferece relevância. A verdade é que você só vai vender mais se entender o que realmente gera valor ao seu cliente. E para entender o que o motiva, é necessário conhecer bem o seu público. 

Lembra dos anúncio do Globo Repórter cheio de perguntas? “Onde vivem? O que fazem? Como se alimentam?”. Seja bem mais criterioso do que era o programa. Saiba todas as informações, até como eles compram dos seus concorrentes, crie uma persona! Com isso, você consegue verificar o que realmente há de relevância em seu serviço e produto, além de seus diferenciais comparados aos outros. 

Até esse ponto de entender bem o seu público, de identificar seus diferenciais e de descobrir a sua proposta de valor, você terá uma boa jornada (dá um certo trabalho). Dará tempo de realizar toda a pesquisa e esperar o meu artigo da próxima semana (toda semana eu escrevo).


Fonte:http://www.administradores.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias Aplicadas a Clientes e Mercados

10 coisas com as quais você pode gastar menos (ou parar de gastar de vez)

5 características de um profissional inovador