Entrevista!

A Inovação Jr. recebeu a visita da Marisa Envall Profª do Ensino Superior da URI Santo Ângelo, ela foi convidada para dar uma entrevista para o Blog da Inovação sobre o livro Gestão Estratégica: uma visão multidisciplinar no qual ela é uma das autoras e uma das organizadoras, o livro que foi lançado no mês passado.

Como surgiu a ideia de montar esse livro?
Nós terminamos o mestrado em 2013, nós fizemos à defesa de nossa dissertação, já saímos daquela turma com a ideia de fazer um livro, só que sempre um vai deixando para outro, outro desanima, cada um vai para o seu caminho. No final do ano passado o Paulo Brun também mestre da mesma turma, convidou nós, eu e a outra menina a Patrícia para fazer parte de um grupo de organizadores, para nós conduzir um grupo de escritores, para montar esse livro, nós aceitamos, a primeira coisa que nós fizemos foi se reunir, as maiorias das reuniões eram online, pois ele mora em Uruguaiana, eu aqui e a outra menina estava na época em Porto Xavier, então ficaria muito complicado sempre realizar reuniões presenciais, então decidimos fazer as reuniões via skype e funcionou muito bem, obrigada. Cada um fazia as suas tarefas e quando tinha que tomar alguma decisão acionava o grupo e a gente conversava, nós éramos intermediadores, tutores de cada grupo de cinco pessoas, por exemplo, cada um cuidava de seu grupo passando informações, cobrando, pedindo artigos, esclarecendo duvidas então tudo isso era nós os orientadores que fazíamos.

De quem foi à ideia de fazer esse livro?
A ideia foi de varias pessoas, mas a ideia principal de acionar esse livro foi do Paulo Brum, mas era um sonho de todos.

Quantas pessoas fazem parte do livro?
São dose autores principais e os coautores que são os professores, doutores...

Porque a escolha desse tema “gestão estratégica”?
Porque nosso mestrado era gestão estratégica de organizações então nos queríamos vincular aquilo que a gente tinha aprendido no mestrado. Cada um tinha a sua dissertação de conclusão do mestrado, a dissertação é individual não se permite fazer em grupos, então dessa dissertação cada um fez o seu artigo e a partir daí cada um publicou.

Como você acha que esta a gestão estratégica hoje?
Profissionalmente falando não é do perfil brasileiro usar a gestão estratégica, a gestão estratégica esta ligada ao planejamento, o brasileiro infelizmente é ao contrario, por exemplo dos japoneses que planejam 80% e 20% ele deixa pra executar, nos brasileiros executamos 90% e apenas 10% fazem o planejamento, e quando fazem. Então a gestão estratégica na grande maioria das empresas esta ligada a correção, nem é a estratégia para a visão futura. As empresas usam para resolver problema, o que não deveria acontecer, o certo seria uma previsão de um planejamento, o que vamos fazer se acontecer A, B ou C, o que nos vamos ter como estratégia para sair dessa situação, por exemplo, a crise se acontecesse o planejamento, o que muitas empresas têm, essas estão conseguindo contornar esse problema, eu não digo que estão positivamente, mas estão equilibradas porque elas se prepararam (trabalham com estratégias).

O administrador deve estar ligado diretamente à gestão estratégica, esse livro foi feito para qual publico?
Esse livro esta voltado para qualquer profissão, qualquer publico não é só para o administrador, por exemplo, um advogado que trabalha sozinho ele precisa de estratégia, porque ele também tem concorrência, então ele precisa de uma estratégia de que forma eu vou atrair o cliente A, B e C, para que ele não vá para a concorrência, mas claro jogando limpo. Isso é uma estratégia.

Vocês se inspiram em outro livro para fazer o de vocês?
O conteúdo cada um fez o seu baseado na sua dissertação sem consulta previa a nenhum outro tipo de livro, a arte em si foi da nossa editora.

Na hora de produzir um livro são varias as dificuldades, como meios eletrônicos, questão financeira, etc. Quais as dificuldades que vocês enfrentaram?
Esse livro físico pode ser transformado em um e-book basta o grupo querer investir novamente, a grande dificuldade foi o valor, o investimento é alto e nos não tivemos patrocínio de nenhuma instituição ou empresa, ele foi bancado pelos autores principais, outra dificuldade foi o retorno do trabalho, devido a todo mundo ter muitas atividades, então a gente tinha prazo de execução, nós começamos em novembro do ano passado e nós tínhamos um prazo de quase um ano, e mesmo com esse tempo ele teve um atraso de dois meses a mais, devido à dificuldade de encontrar alguns parceiros, pois cada um tem a sua atividade. Então esse retorno foi demorado, mas a gente sabia que fazia parte. Então a grande dificuldade foi encontrar todas as pessoas na hora que precisava.

Quanto tempo o livro levou para ficar pronto?
Dez meses

Onde que podemos conseguir o livro?
Nos não disponibilizamos o livro em livrarias, tem alguns professores que compraram que investiram em nós, e nós vamos disponibilizar na biblioteca alguns para que vocês alunos, e outros que tem interesse possam ir lá e retirar e usar como fonte de pesquisa.

O que mais você gostou no livro?
Além da realização, da oportunidade e a gratificação de poder fazer parte do grupo não só dos publicadores, mas dos organizadores, é uma experiência muito boa, deu um pouco de trabalho, mas o trabalho é gratificado pelo retorno, quando nós vimos ele eletrônico que a editora passou para revisar, ali já nos motivou mais ainda, na hora que vocês foram pesquisar esse livro, vocês vão perceber a maneira que cada um abordou o seu tema de uma forma diferente, nele contem vários assuntos, tem gestão estratégica para instituições financeiras, gestão para empreendedorismo, gestão rural, gestão de empresas privadas,gestão de empresas publicas, então ele é bem recheado não tem só uma linha de seguimento, tem também gestão de pessoas, gestão de liderança, gestão de cultura organizacional, e em meio todos esses assuntos nós conseguimos dar um direcionamento, nos queríamos que tivesse uma sequencia e conseguimos fazer esse sequenciamento, com isso se tornando uma leitura fácil, agradável de fazer, e nós fomos agraciados com o professor Dr João serafim Tusi da Silveira, que é o coordenador do curso do mestrado ele conseguiu capital a essência de todos os dose artigos na introdução, que você lendo já sente vontade de ler um pouco mais e saber o que tem lá dentro realmente. A literatura utilizada são livros de referencia, são clássicos, temos alguns autores novos que a gente utilizou também, mas é uma leitura bem fácil não é uma linguagem complicada então todo mundo vai conseguir utiliza ele como base.

O que o livro representa pra você?
É um sonho é a busca de algo mais, o que é o algo a mais? É fazer a diferença na vida das pessoas (isso é eu a Marisa falando) eu quero ser uma profissional que vai lá e faz, eu nunca fui uma profissional que bate o cartão faz o que tem pra fazer e vai embora, eu sempre quis fazer o algo a mais, por isso que quando eu tive a oportunidade de ser professora que eu fui, claro me inspirando naquelas pessoas que me deram aula os professores os mestres na graduação, eu fui criando  aquele gosto me sentido parte de ser professor, eu estou descobrindo que ser professor não é só estar lá na frente falando ensinando e cobram, é você fazer parte, estar perto do aluno, você realmente ajudar ele, ser também um pouco psicólogo porque as vezes o aluno chega nos corredores e pede uma ajuda, e você tem que dizer o que você quer o que você precisa, então na verdade você não faz só a parte de professor, e sim um pouco mãe também um pouco psicóloga, porque muitas vezes na hora da aula temos que abrir um espaço que chamamos de desabafo o alivio dos alunos, porque hoje em dia todo mundo esta sobrecarregado quer seja criança, adolescentes, adulto, jovem, velho, eu digo que essa geração é a geração da ansiedade ta todo mundo correndo ninguém da atenção pra ninguém, ninguém conversa, quando alguém tem uma duvida ela pergunta escuta a resposta e já sai, então esse é o grande desafio não só do professor mas de todo profissional, é saber se colocar no lugar do outro, e realmente se fosse eu pedindo ajuda como eu me sentiria se alguém não se dispusesse a me ajudar, então eu estou tentando, estou a pouco tempo na profissão de professora , mas eu tenho tentado não fazer melhor do que ninguém, mas o que eu quero é ser uma pessoa melhor da que eu fui antes , então quando alguém  fala mas você não era assim antes, se eu mudei pra melhor eu fico satisfeita. Com o livro a primeira reação quando eu recebi, eu tive que me conter, mas eu queria falar pra todo mundo, eu queria divulgar para que as pessoas que nos conhecem ficassem felizes participassem, no momento que foi autorizado então eu disparei pra todo Mundo, não pra chamar a atenção, o que eu queria era que mais alunos mais pessoas olhassem e vissem que é possível fazer, aquilo que eu falei na semana acadêmica, não tenha medo é difícil é, mas da o primeiro passo se não der certo é ter paciência e tenta de novo, a tentei de novo não deu certo, então quem sabe muda o seu direcionamento. O que eu tenho tentado é me colocar no lugar do outro, tanto como pessoa fora da universidade, ou como profissional como professora.

O que você falaria para uma pessoa que quer escrever um livro hoje em dia?
O investimento é muito alto e o principal empecilho, pois a questão da organização no momento que você tem um cronograma no momento que você sabe aquilo que você quer vocês como alunos sabe por mais coisas que vocês tenham a fazer vocês fazem, agora quando você não tem muitas atividades e você tem um prazo a amanha eu faço, e acaba chegando a véspera e eu não tenho nem a metade pronta porque? Porque eu não me envolvi, agora se eu sei realmente o que eu quero e esse é o sonho vou correr atrás dele, até esses dias eu brinquei em uma turma que o único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, quem disse isso Albert Einsten, e realmente se eu não me dedico, se eu não me envolvo não vou ter sucesso, e o que é ter Sucesso? Ai é de cada um definir, tem uns que é a gratificação, tem outros que é vender o livro e retornar o dinheiro, tem outros que é poder dar o livro e ver que a pessoa realmente vai ler, têm outros que é ser rico, outros se realizar profissionalmente, para outros é ser feliz. Cada um tem o seu sucesso que muitos autores chamam de dinheiro, mas o dinheiro não pode ser unanime, nem sempre ele é sucesso e é motivador, cada um tem que ter o seu, e cada um precisa descobrir porque ficar só fazendo 1+1=2 daqui a pouco se torna tão monótono que não me motiva mais e eu acabo largando de mão e ai eu não sou mais parceiro da empresa, seja qual for.

No seu ponto de vista o livro não foi visando retorno, mas sim algo a mais?
Da minha parte de forma alguma, eu não pensei em momento algum, claro que a gente teve que decidir um valor médio, para que todos os autores que quisessem passar adiante vendesse no mesmo preço, mas a minha parte em momento algum eu pensei agora tenho que vender isso tudo para me retornar, porque a minha satisfação já foi no momento que eu peguei o livro, e olhei ele e gostei, não só da minha parte, mas sim de todos os outros artigos, da gratificação, porque não é fácil você reunir um grupo de dose pessoas e todos ficarem satisfeitos com o trabalho, porque pode gerar um certo constrangimento, um certo descontentamento, e no lançamento todos os colegas demonstraram estar satisfeitos com o livro, na parte de receber e vender nem pensei ainda, não que a gente não precise, porque a gente é muito mal interpretado por aquilo que a gente fala, todos precisamos  e ninguém vive sem dinheiro mas não pode ser o meio nem o fim, ele tem que ser só por uma necessidade de satisfazer as nossas necessidades, mas não correr atrás dele, porque eu corro coro e ele pode fugir de mim. Agora se eu me dedico a traçar caminhos que me levam a ele fica muito mais tranquilo

Para finalizar diga uma frase para que os nossos leitores leiam o teu livro?
“Aquele que ensina aprendendo, e feliz aquele que aprende ensinando.” Outra frase é a que esta no livro “a estrada pode parecer longa e cansativa, mas será menos exaustiva à medida que seguirmos em frente, sem nos desviar de nosso propósito”.

Agradecemos a disponibilidade da professora Marisa por ter consentido a entrevista para a Inovação Junior e por ter doado um livro para nossa biblioteca.

Sucesso e um grande abraço de toda equipe da inovação jr URI Santo Ângelo!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias Aplicadas a Clientes e Mercados

10 coisas com as quais você pode gastar menos (ou parar de gastar de vez)

5 características de um profissional inovador