Consultor lista 6 habilidades para empreendedores terem sucesso
Não ter medo de errar e se ater ao que tem
potencial são algumas dicas. Consultor conversou com empresários durante 5 anos.
Um consultor
passou 5 anos coletando informações de empreendedores para saber o que eles
fizeram para atingir o sucesso. O resultado foi a compilação de seis habilidades.
Segundo artigo de Amy Wilkinson, publicado no site do Fórum Econômico Mundial
(World Economic Forum), os empreendedores entrevistados descreveram seu
trabalho muito mais com o objetivo de deixar uma marca no mundo do que por
ambições financeiras.
“Empreendedores não nascem com a habilidade inata para construir uma empresa de US$ 100 milhões. Eles trabalham para isso. Todos compartilham das mesmas abordagens fundamentais para o ato de criação. As habilidades que os tornam bem-sucedidos podem ser aprendidas, praticadas e passadas adiante”, diz Wilkinson.
Segundo Amy Wilkinson, não é preciso expertise para ter as seis habilidades. A capacidade de transformar ideias em empresas duradouras está disponível para qualquer pessoa disposta a aprender e trabalhar. “Embora todo mundo tenha pontos fortes em determinadas habilidades e fracos em outros, quanto mais nos exercitamos e aumentamos a nossa proficiência em cada uma, mais seremos capazes de aproveitar ao máximo cada oportunidade”, disse.
1. Encontre o fosso
Ao ficarem alertas, empreendedores descobrem oportunidades que outros não veem. Eles mantêm os olhos abertos para o que tem potencialidade, para o vácuo a ser preenchido ou para uma necessidade não atendida. Empresários tendem a transplantar ideias através das divisões, conceber um novo caminho a seguir ou fundir conceitos diferentes.
2. Dirija para a luz do dia
Assim como os motoristas de carros de corrida mantêm os olhos fixos na estrada à frente, os empreendedores se concentram no futuro, sabendo aonde vão. Eles se movem rapidamente, se concentram no horizonte, escaneiam as margens e evitam a nostalgia para definir o ritmo em um mercado em rápida evolução.
3. Voe o “ciclo OODA”
Empreendedores analisam continuamente suas hipóteses, e sucessivamente observam, orientam, decidem e agem. Como o piloto de caça lendário John Boyd, que foi pioneiro da ideia do "ciclo OODA," empreendedores se movem com agilidade de uma decisão para a outra. Eles dominam rapidamente e, em pouco tempo, ganham vantagem sobre os concorrentes menos ágeis.
4. Fracasse sabiamente
Empreendedores acreditam que uma série de pequenas falhas é essencial para evitar erros catastróficos. Para dominar essa habilidade, eles fazem pequenas apostas para testar ideias e desenvolver resiliência. Eles aprimoram a habilidade de transformar reveses em sucessos.
5. Pense em rede
Para resolver os problemas, os empreendedores reúnem recursos intelectuais de diversas pessoas por meio de fóruns presenciais e online. Eles aproveitam a diversidade cognitiva para construir sobre as ideias dos outros. Para fazer isso, os empreendedores projetam espaços compartilhados, realizam competições com prêmios e aplicam jogos relacionados com o trabalho.
“Empreendedores não nascem com a habilidade inata para construir uma empresa de US$ 100 milhões. Eles trabalham para isso. Todos compartilham das mesmas abordagens fundamentais para o ato de criação. As habilidades que os tornam bem-sucedidos podem ser aprendidas, praticadas e passadas adiante”, diz Wilkinson.
Segundo Amy Wilkinson, não é preciso expertise para ter as seis habilidades. A capacidade de transformar ideias em empresas duradouras está disponível para qualquer pessoa disposta a aprender e trabalhar. “Embora todo mundo tenha pontos fortes em determinadas habilidades e fracos em outros, quanto mais nos exercitamos e aumentamos a nossa proficiência em cada uma, mais seremos capazes de aproveitar ao máximo cada oportunidade”, disse.
1. Encontre o fosso
Ao ficarem alertas, empreendedores descobrem oportunidades que outros não veem. Eles mantêm os olhos abertos para o que tem potencialidade, para o vácuo a ser preenchido ou para uma necessidade não atendida. Empresários tendem a transplantar ideias através das divisões, conceber um novo caminho a seguir ou fundir conceitos diferentes.
2. Dirija para a luz do dia
Assim como os motoristas de carros de corrida mantêm os olhos fixos na estrada à frente, os empreendedores se concentram no futuro, sabendo aonde vão. Eles se movem rapidamente, se concentram no horizonte, escaneiam as margens e evitam a nostalgia para definir o ritmo em um mercado em rápida evolução.
3. Voe o “ciclo OODA”
Empreendedores analisam continuamente suas hipóteses, e sucessivamente observam, orientam, decidem e agem. Como o piloto de caça lendário John Boyd, que foi pioneiro da ideia do "ciclo OODA," empreendedores se movem com agilidade de uma decisão para a outra. Eles dominam rapidamente e, em pouco tempo, ganham vantagem sobre os concorrentes menos ágeis.
4. Fracasse sabiamente
Empreendedores acreditam que uma série de pequenas falhas é essencial para evitar erros catastróficos. Para dominar essa habilidade, eles fazem pequenas apostas para testar ideias e desenvolver resiliência. Eles aprimoram a habilidade de transformar reveses em sucessos.
5. Pense em rede
Para resolver os problemas, os empreendedores reúnem recursos intelectuais de diversas pessoas por meio de fóruns presenciais e online. Eles aproveitam a diversidade cognitiva para construir sobre as ideias dos outros. Para fazer isso, os empreendedores projetam espaços compartilhados, realizam competições com prêmios e aplicam jogos relacionados com o trabalho.
6. Pequenos presentes
Empreendedores desencadeiam generosidade ajudando os outros, muitas vezes através do compartilhamento de informação, lançando-se para completar uma tarefa ou por meio de abertura de oportunidades para os colegas. Oferecer gentileza pode não parecer uma habilidade, mas é uma forma essencial para os empreendedores fortalecerem as relações. Em um mundo cada vez mais transparente e interligado, a generosidade faz com que os empreendedores sejam mais produtivos.
Empreendedores desencadeiam generosidade ajudando os outros, muitas vezes através do compartilhamento de informação, lançando-se para completar uma tarefa ou por meio de abertura de oportunidades para os colegas. Oferecer gentileza pode não parecer uma habilidade, mas é uma forma essencial para os empreendedores fortalecerem as relações. Em um mundo cada vez mais transparente e interligado, a generosidade faz com que os empreendedores sejam mais produtivos.
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