Uma reflexão sobre visão, motivação e ação

O que nos ensina a derrota do Brasil e o triunfo da Alemanha sobre estratégia e planejamento? Quais as três razões do sucesso alemão na Copa?


O dia 8 de Julho de 2014 vai passar a história desportiva do Brasil. A nossa seleção perdeu 7 x 1 contra a seleção da Alemanha. O que podemos aprender com essa derrota e com esse triunfo?

PRIMEIRO: O VALOR DA VISÃO, DO PLANEJAMENTO E DA ESTRATÉGIA:
Os alemães estavam prontos muito antes da Copa como foi divulgado no dia 13 de dezembro de 2013 na seção Esportes do Estadão. Empresários e investidores alemães construíram um centro de treinamento para a equipe o qual foi pensado para cobrir todas as necessidades da equipe.

SEGUNDO: O VALOR DA MOTIVAÇÃO COLETIVA E DOS VALORES ESSENCIAIS:
E tem mais: Outro grande fator de motivação coletiva da equipe alemã aconteceu como resultado de ter destacado o PAPEL SOCIAL do esporte “ e incentivar à equipe a idéia de que esse Papel Social "é mais importante que qualquer troféu”, como revelam Guilherme Pavarin e Alexandre Versignassi num artigo publicado na Revista Super Interessante em Junho do ano passado.

TERCEIRO: AÇÃO EFETIVA E RADICAL:
1.-Disciplina e Flexibilidade;
2.- Comunicação;
3.-Foco No Resultado;
4.- Sensibilidade, Resiliencia e Capacidade de Captar as Necessidades dos Nossos Clientes Internos e Externos;
5.- Estrategia, Análisis, Planejamento;
6.- Capacidade de Criar Cenários;
7.- Espirito Inovador e Criatividade;
8.- Espirito Desbravador e Capacidade De Expansão; e
9.- Liderazgo e Ação Continua.
Mas não foi apenas isso. Um dia antes do jogo foi veiculado pelo site UOL Copa que Alemanha aplicaria, confiante, “dois anos de meticulosas pesquisas acadêmicas feitas por universidades combinadas com as observações e preparativos” no seu plano de jogo estratégico contra a seleção do Brasil.
Na mesma reportagem anterior o auxiliar técnico Hans Flick, revela outro dado muito importante: entre os que fizeram parte deste projeto estão os estudantes da Universidade de Esportes de Colônia o quais analisaram “ nos mínimos detalhes” aos seus adversários repassando os resultados desses estudos a seleção alemã.
O anterior foi provocado a partir da reflexão sobre a derrota sofrida pela Alemanha na Eurocopa de 2000:
“Autoridades foram a público e tornaram o desempenho da seleção num assunto de estado. O governo traçou um plano ambicioso: em uma década a Alemanha deveria voltar a ser uma potência futebolística”. Isto porque o governo alemão, lucidamente, compreendeu o papel agregador do futebol, compreendeu sua tremenda influência social, porque, perceberam no futebol uma força capaz de unir a nação. E foi assim!
O governo, a federação alemã de futebol, empresários e investidores se uniram num projeto no qual cada uma das partes fez a sua parte.
Segundo o artigo “Alemanha, o país do futebol”, citado acima, o governo alemão investiu cerca de US$1 bilhão em academias e centros de treinamentos para jovens em parceria com a CFB (Confederação Alemã de Futebol) ligada ao governo neste projeto.
Por sua vez, revela o artigo, “se extinguiram as dívidas das equipes locais e o gasto com salários não passa de 50% da receita dos clubes”.

RESULTADOS
O resultado destas ações foram os seguintes: Sustentabilidade, geração de novos talentos e o maior público do mundo: “média de 45.000 pessoas por jogo”.
Nos meus treinamentos com o Sistema Eneagrama 360, uma forma de aplicação desta ferramenta que não está relacionada apenas com a tipologia dos Nove Tipos que a fez tão popular no mundo, incentivo às lideranças e equipes das empresas a praticar estas TRÊS RAZÕES DO SUCESSO: VISÃO, MOTIVAÇÃO E AÇÃO as quais se resumem em NOVE OBJETIVOS FUNDAMENTAIS QUE ESTÃO DE ACORDO COM OS NOVE PONTOS DO ENEAGRAMA: 
Vamos em frente! Está na hora de realmente DESPERTAR O GIGANTE que é nosso Brasil, porque, certamente poderá ser no futuro (futuro que devemos construir agora no presente) GRANDE em todos os sentidos. O que nos impede? NADA!

Fonte: Khristian Paterhan, Portal do Administrador

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias Aplicadas a Clientes e Mercados

10 coisas com as quais você pode gastar menos (ou parar de gastar de vez)

5 características de um profissional inovador