Quatro regras para evitar gafes no trabalho

Pode até parecer bobagem, mas cometer gafes no trabalho é algo que vai minando as relações com chefes e colegas e pode, sim, prejudicar a sua reputação profissional.

É o que afirma Madalena Feliciano, diretora da Outliers Careers. E isto faz sentido em um cenário em que as pessoas são contratadas por sua competência técnica e demitidas por suas deficiências comportamentais.

De acordo com ela, quem segue algumas regras básicas evita grande parte das gafes. Veja quais são:

1. Observação do ambiente:
Observar antes de agir é essencial para não ganhar fama de “o chato do escritório”. Segundo Madalena, muitas gafes ocorrem por falta de atenção ao ambiente. Comentários, risadas e piadas fora de hora, interrupções desnecessárias, trocar nomes de colegas são, muitas vezes, resultado de pouca observação. Esteja atento.

2. Familiaridade com a cultura da empresa:
Há lugares em que o acesso aos chefões é livre. Por outro lado, há empresas em que a hierarquia deve ser estritamente respeitada e ir direto à sala do diretor, sem antes falar com o gerente, pode ser uma atitude mal interpretada. Existem empresas em que o dress code é totalmente informal. Mas existem organizações em que a roupa é bastante observada. Estes são apenas dois aspectos variáveis de um ambiente a outro e que fazem parte da cultura das empresas. Para quem considera um mistério a cultura do seu local de trabalho, existem maneiras fáceis de descobri-la.

3. Comunicação objetiva:
A habilidade de comunicação tem sido uma característica muito valorizada pelas empresas. E objetividade é essencial.  Nada mais irritante do que profissionais que falam demais, que abusam de “achismos”. “É preciso saber se colocar e ter conhecimento do assunto antes de falar”, diz Madalena. Ouça mais e espere ter certeza antes de falar.“Se a pessoa não tem conhecimento do assunto é melhor dizer que prefere pesquisa antes de falar”, diz Madalena.

4. Cordialidade:
Postura cordial é fundamental, sempre, segundo a especialista. Disposição para ajudar os colegas e atitude respeitosa evitam mais problemas de relacionamento do que você imagina. “Educação vem em primeiro lugar”, afirma Madalena. Trate colegas, subordinados, chefes e clientes como gostaria de ser tratado.

E mais: Postura corporal também deve receber atenção já que pode denunciar seus pensamentos. Por exemplo: ficar “jogado” na cadeira e com o rosto apoiado pela mão durante uma reunião são claros sinais da falta de vontade de estar ali. E, provavelmente, quem está falando vai perceber isso.
  
Fonte: Exame

Pessoal, qualquer dúvida ou sugestão relacionada às postagens, escrevam-nos através dos comentários. Será um prazer interagir com todos vocês!

Abraços e até mais!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias Aplicadas a Clientes e Mercados

10 coisas com as quais você pode gastar menos (ou parar de gastar de vez)

5 características de um profissional inovador