Sou empresário! E agora?


Você tomou a grande decisão da sua vida: Vou abrir meu próprio negócio! Formalizou sua empresa e já conseguiu o tão sonhado CNPJ. O documento que certifica sua situação como empresário.

Então eu pergunto: E agora? O que você pretende fazer? Colocar as mãos na massa e produzir, produzir, produzir e sair para vender o seu produto e acreditar realmente que as pessoas vão comprar. 

Este é o grande engano da maioria das pessoas que entram para a estatística do Sebrae de empresas que quebram antes de completarem um ano de vida. A falta de preparação, habilidade e conhecimentos para se tornar um empresário.

Se este é seu caso, e agora? O que fazer? Como não detonar minhas últimas economias tentando salvar minha tão sonhada empresa? 

Antes de mais nada livre-se do seu “complexo de anjo”, achar que você é o melhor em tudo. Se está passando por esta dificuldade, é por pura falta de planejamento adequado e má gestão dos negócios e agora você precisa sobreviver. E agora, como sobreviver?

Esta é a grande pergunta que angustia os empresários em dificuldades, que se meteram em um mercado onde os concorrentes são competentes e se prepararam adequadamente. 

Para sobreviver serão necessários alguns ajustes de emergência como:

Reavaliar o seu produto ou serviço: ele atende realmente as necessidades dos seus consumidores e do próprio mercado? Existe algo que o diferencie dos produtos ou serviços dos seus concorrentes?

Reavaliar o seu mercado: a) Clientes: você está tentando introduzir o seu produto ou serviço no mercado consumidor correto? Trace o perfil do seu consumidor adequado, antes de oferecer seu produto ou serviço a qualquer um, b) Fornecedores: Você já levantou todos os possíveis fornecedores que existem? Você está comprando do fornecedor correto? Ele te atende adequadamente? Você está nas mãos de um único fornecedor? c) Concorrentes: O que seus concorrentes estão fazendo de diferente? Levante preços e condições que oferecem. Faça algumas visitas, como consumidor, aos seus concorrentes.

Implantar controles: Se você está passando por dificuldades, com certeza a falta de habilidade na gestão é um dos motivos. Implante controles adequados. a) Estoque: o adequado é aquele que atende a uma demanda imediata. Produto parado no estoque é dinheiro fora do caixa. b) Vendas: Seus controles devem mostrar a quem você está vendendo, regular o seu estoque, para que não falte um produto de alta demanda, passar informações importantes sobre a freqüência de compras dos consumidores e principalmente passar informações para você manter um relacionamento com seus clientes. c) Contas a pagar e receber: Este é um assunto muito delicado, os empresários novatos demoram a perceber que o dinheiro de sua empresa, NÃO é o seu dinheiro. Os controles devem mostrar exatamente o que a empresa tem à receber e a pagar, inclusive o seu pró-labore. Este sim é seu dinheiro. Nunca saia gastando o dinheiro da empresa, como se fosse o seu dinheiro. Você continua sendo uma “pessoa física” sua empresa é uma “pessoa jurídica” e são duas coisas totalmente diferentes e distintas.

Adequar os perfis dos funcionários: Lembre-se: você como empresário não precisa, necessariamente, estar com a mão na massa. É necessário ter pessoas adequadas à cada função dentro da empresa. Você deve ter tempo suficiente para estar aprendendo e adquirindo conhecimentos sobre gestão, marketing estratégico, marketing operacional, formação de preços e vendas.

Todas estas ações são fundamentais para a sobrevivência de uma empresa, mas não é tudo. Há muito mais para aprender.

O empresário deve ter consciência que o conhecimento será fundamental para uma boa gestão. Gestão se faz com planejamento. Comece a disciplinar todos os processos e recursos, faça planejamento a médio e longo prazo, crie seu plano de negócios para ter um acompanhamento dos resultados, para não estar somente sobrevivendo e sim crescendo e atingindo todas as suas metas.

Aprender, aprender mais um pouco e continuar aprendendo é necessário. Menos que isso não interessa.

Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/sou-empresario-e-agora/38835/

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