Você tem um plano de marketing pessoal?
Na construção de uma imagem positiva,
profissionalmente falando, é preciso ter planejamento. Primeiro de tudo,
deve-se entender sobre seu próprio conteúdo. Sua história, seus conhecimentos,
sua missão, suas habilidades, seus diferenciais e seus valores. Aquilo que você
é deve ser comercializado. Para comercializar algo é preciso saber que estamos
ofertando um produto, por mais que estejamos falando de pessoas. Todo produto é
desenvolvido com base nas necessidades existentes. Contudo, os profissionais –
ou pessoas –, são únicos, cada um tem formação, história de vida, objetivos já
alcançados e planejamento para alcançar novos. Neste momento não podemos focar
no que o mercado corporativo precisa, mas no que temos de diferencial para
ofertar.
A marca, o conteúdo e a embalagem deste produto, ou
seja, como este produto está se apresentando, deve estar aderente àquilo que
você é, àquilo que você entrega. O profissional precisa se vender.
A reputação de um profissional diz muito sobre sua aceitação no mercado de trabalho.
Nossa imagem é baseada naquilo que construímos durante nossa trajetória
profissional. Prepare-se para o mercado: Veja com a Mundo Corporativo quais são as habilidades do profissional do
futuro Patrocinado
Portanto, temos de lembrar a todo momento que toda
ação tem uma consequência. A imagem de um profissional está em constante
avaliação. O que nos leva a ter, ou não, uma boa reputação e uma boa imagem é a
nossa habilidade de potencializar os pontos positivos e afastar imperfeições
que possam afetar nossa credibilidade. Podemos dizer que o marketing pessoal é
uma ferramenta para o sucesso e quem a domina por completo destaca-se na
multidão.
Existem diversas situações que formam sua imagem
pessoal. Leva-las em conta é a base para que você consiga inspirar confiança em
si mesmo e nos outros.
Não apenas falando de vestuário, manter uma imagem
apresentável é fundamental. Isso vale para o que você quer transmitir de
conteúdo ao outro. Importante lembrar que estamos falando da maneira com que
devemos nos apresentar e nos mostrar para causar uma boa primeira impressão
dentro do que é a nossa personalidade, colhendo excelentes resultados tanto na
vida pessoal quanto na profissional.
Não existe regra. O mais importante é entender que
a atualização constante, a reciclagem e o entendimento dos objetivos farão com
que o profissional tenha uma imagem valorizada. Independentemente de mudanças
de área de atuação ou de cargo, posição hierárquica, ou de empregador. Somos
definidos por aquilo que já fazemos, estamos fazendo e/ou vamos fazer.
Portanto, é necessário que o profissional mantenha sua rede de contatos ativa para
que novos contatos ocorram de maneira assertiva. Seja confiante e otimista;
saiba se relacionar com pessoas; tenha iniciativas, responsabilidade e
maturidade; reúna empatia, ética, integridade, paciência. A imagem está em
constante construção, seja ela no contato direto com as pessoas ou nas redes
sociais. Não pense que o que você transmite na internet também não influencia
no seu marketing pessoal. Vender o que pode ser comprado é a melhor forma de
ter uma imagem aceitável.
Outro detalhe também a ser evidenciado: faz-se
necessário sermos leais a nós mesmos. Dizer sim a tudo apenas para transmitir
algo que não somos não é nada favorável. Temos certas habilidades e outras a
serem desenvolvidas, mas também haverá algumas em que não teremos êxito, mesmo após
estudo e prática.
O mercado de trabalho nunca exigiu tanto das
capacidades das pessoas. O modo como nos expomos no ambiente físico e virtual
representa um grande desafio em meio a um cenário de larga competitividade e
significativas transformações.
Como você pôde verificar, criar um plano de
marketing pessoal é um ótimo meio de ajudá-lo a definir seus objetivos e a
posicionar-se como um profissional. Assim, você será capaz de maximizar o poder
da sua marca pessoal e construir a sua rede profissional. Ao focar em seus
próprios objetivos, você conquistará vantagem sobre seus possíveis concorrentes
e irá se destacar. Torne-se uma referência!
Fonte:http://www.administradores.com.br/noticias
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