4 dificuldades comuns a gestores de pequenas empresas (e como resolvê-las)
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Administradores de pequenas empresas enfrentam algumas dificuldades que,
geralmente, são comuns entre eles. Grande parte delas é responsável por tirar o
sono de quem está começando e até mesmo impedir o crescimento do negócio, já
que representa obstáculos à boa gestão.
Levantamos 4 desses desafios comuns a empreendedores de pequenas
empresas. Confira se você também está enfrentando esses problemas:
1. Analisar a produtividade
Você sabe exatamente qual é a meta dos funcionários envolvidos na
produção da sua empresa? E qual tem sido a produtividade real alcançada por
eles? Essas são informações que nem sempre os gestores de pequenas empresas têm
em mãos.
Isso porque elas dependem de um planejamento minucioso, além de um
acompanhamento de perto não apenas para definir as metas, mas também
para ter certeza de que a produtividade está indo para o caminho esperado.
2. Verificar os resultados de vendas
Os resultados de vendas também são uma das dificuldades mais comuns
enfrentadas pelos gestores de pequenas empresas. Embora tenham poucos
vendedores, os pequenos negócios nem sempre têm controle dos resultados que
eles estão trazendo. Por exemplo, pode ser que o vendedor com maior
faturamento não seja o que traz maior lucro e não é possível fazer essa análise
sem ter controle sobre os resultados de vendas.
Garantir essa gestão exige do empreendedor muitas horas de dedicação,
uma vez que ele precisa acompanhar dia a dia o desempenho dos vendedores, quais
produtos estão sendo mais vendidos, quais estão parados no estoque, quais são
os mais rentáveis, quanto de desconto está sendo aplicado e vários outros
detalhes que também podem levar algum tempo.
3. Garantir a confiabilidade do registro de estoque
A sua empresa faz um controle de estoque eficiente? Quando você faz a
conferência física, a quantidade das matérias-primas e/ou dos produtos finais
bate com o seu registro? Se a sua empresa não tem esses dados, ela não é a
única.
As pequenas empresas nem sempre conseguem fazer esse registro de maneira
eficiente. Por mais que o estoque não seja grande, são muitos os itens
que podem fazer parte da produção do negócio, o que dificulta a contagem.
Dessa forma, o registro nem sempre torna-se confiável comparado ao estoque
real.
4. Identificar possíveis reduções de custos
Você tem um plano de contas com a classificação das despesas por
natureza? Sabe onde pode cortar custos sem impactar nos resultados do seu
negócio? Consegue identificar quais processos da sua empresa estão gerando
desperdícios? Certamente, existem alguns custos que podem ser reduzidos na sua
empresa.
Mas é preciso saber exatamente onde cortar. Do contrário, algumas
medidas podem refletir no desempenho da empresa e não é isso o que você quer,
certo? A redução de custos deve ser pensada para otimizar os recursos
e, não, para levar a empresa a correr riscos.
OK, mas como resolver essas dificuldades?
Sua empresa enfrenta algum desses problemas? Se você chegou até aqui, é
muito provável que sim. A solução que pode resolver todas essas
dificuldades é a implantação de um sistema integrado de gestão (ERP),
que vai fornecer dados importantes sobre o seu negócio.Esses dados são
essenciais para que você tome as melhores decisões quanto à produtividade, às
vendas, ao registro de estoque, às possíveis reduções de custos e muitas outras
otimizações de processos.
O ideal é contratar uma empresa que ofereça uma solução completa, além
de um ERP especializado em pequenos negócios, como a Jiva. Afinal, ela
conhece a fundo essas dificuldades que você enfrenta e tem como indicar as
melhores funcionalidades para resolvê-las.
Fonte:http://www.administradores.com.br/
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