Programas de lealdade para novos empreendedores no varejo: é viável?
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Qualquer empreendedor do setor varejista se
arrepia apenas de ouvir falar em um programa de fidelidade tradicional:
impossível suportar ao longo prazo uma operação que gera um passivo
considerável em pontos e possíveis bonificações. Outras estratégias, como
descontos progressivos em compras, também podem afetar a operação em um momento
de expansão ou crescimento –um período no qual ter caixa para o giro é
fundamental.
Neste sentido, o empreendedor varejista no
Brasil acaba sofrendo para implementar ações diferenciadas – que gerem valor de
marca, mas que também sejam efetivos no aumento das vendas. Saiba mais: Descubra com a TOTVS o que é a
urgência da cultura digital para o Varejo Patrocinado
Qual é a solução?
Começou nos Estados Unidos, e vêm tomando
força no mercado brasileiro as estratégias de fidelidade baseadas em programas
de lealdade –ou seja, um conjunto de ações que visam, sobretudo, gerar mais
engajamento e vendas por meio de atividades sociais e baseadas em estratégias
de gamificação (táticas de passagem de nível, ganho de pontos e bonificações) à
medida em que o usuário avança, por exemplo, na navegação das campanhas da
marca, e acumula pontos na compra de produtos e no compartilhamento de conteúdo
da marca.
Os programas de lealdade podem ser combinados
a tecnologias como big data, geolocalização e identificação de preferências e
necessidades do consumidor para a geração de campanhas de engajamento e vendas
em tempo real. O resultado é que o varejista ganha visibilidade ímpar no que
tange ao interesse do consumidor, obtendo insights valiosos que ajudam a
alavancar vendas.
Mas afinal, o que o cliente ganha?
Nos programas de lealdade,
diferente do tradicional modelo de pontos, o consumidor pode ganhar, além dos
já conhecidos descontos e prêmios, experiências, acesso a conteúdo exclusivo,
entre outras bonificações que geram uma base de fãs realmente engajados com as
marcas. E isso muda totalmente o jogo: ganha o consumidor, que conhece e se
aproxima das suas marcas preferidas de uma maneira inovadora, e ganha o
empreendedor, que não precisa se preocupar com um passivo de pontos e prêmios
que pode superar, inclusive, o valor do negócio. Saiba mais: Conheça, com a Mandaê,
estratégias de fidelização de clientes para adotar na sua loja Patrocinado
E para as marcas?
Para as marcas, a lealdade traz mais
benefícios que os tradicionais programas de pontos. Em primeiro lugar, os
programas de pontos acabam premiando justamente a não interação do consumidor –
já que o cliente precisa consumir para acumular pontos. O engajamento real com
os valores da marca –que podem garantir a fidelização do cliente e a
recorrência de compra – acabam não acontecendo.
Em segundo lugar, os programas de engajamento
dão às empresas um bem valioso: alma. Em um mundo com tantas bandeiras, isso é
muito importante. Criar identificação e laço emocional é a chave para a
conquista da tão sonhada lealdade à marca.
Por fim, os programas de lealdade podem gerar
um benefício de longo prazo para as marcas, principalmente para aquelas que
estão ainda conquistando seu lugar no mercado: a criação de uma base fieis de
consumidores que resiste ao tempo e que pode ser a base para saltos maiores do
negócio, no futuro.
Fonte:http://www.administradores.com.br/
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