O que é ECM e por que todo administrador deve conhecer o termo


Se você é dono do seu próprio negócio ou trabalha diretamente com a documentação de alguma empresa, já deve ter noção da quantidade de documentos produzidos por ela diariamente, tal como dados de contratação, recibos, relatórios, fichas, etc.

Como não podia deixar de ser, por vezes essa quantidade acumula e torna-se uma pilha de papel ao longo dos meses, gerando problemas de organização e ocupação. 

Para evitar isso, é recomendado que as empresas adotem uma boa estratégia de gestão de documentos e conteúdo, normalmente referenciado como Enterprise Content Management (ECM). Trata-se de uma combinação dinâmica de estratégias, métodos e ferramentas utilizadas para gerenciar, armazenar, preservar e distribuir conteúdo e documentos relacionados a processos organizacionais. 

Segundo Roquemar Baldam, autor do livro "Gerenciamento de Conteúdo Empresarial", o ECM cobre o gerenciamento de informação no escopo completo de uma organização, seja a informação em papel, eletrônica, baseada em relatório de banco de dados, e-mail ou outra mídia qualquer. 

O ECM é bastante utilizado como uma ferramenta de apoio à tomadas de decisões nas empresas. Ele pode ser utilizado em empresas de todo o tipo — pequenas, médias e principalmente nas grandes.

Portanto, podemos definir o ECM como um conjunto de métodos de trabalho e não como apenas uma ferramenta.

Essas definições foram retiradas do livro "Gerenciamento de Conteúdo Empresarial", do autor Roquemar Baldam, doutor em Engenharia de Produção, professor do Ifes e do Programa de Pós-Graduação na Ufes, orientando e ministrando disciplinas na área de Gerenciamento de Conteúdo Organizacional e Gerenciamento de Processos de Negócios.


O livro possui uma estrutura que permite compreender como se trabalha com Gerenciamento de Conteúdo Empresarial (ECM), trazendo uma visão das melhores práticas, além de um arcabouço que possibilita a implantação de ECM na organização como um todo. São apresentados os principais conceitos e abordagens, um conjunto de técnicas e tecnologias para gerenciar todos os conteúdos, sejam eles documentos, formulários, vídeos e demais conteúdos organizacionais.


Fonte:http://www.administradores.com.br/


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