A receita de grandes empresas para promover a cultura de sustentabilidade nas organizações
Inovação e Sustentabilidade devem caminhar juntas. Nesse percurso sem
volta para as organizações, uma rede de colaboração e compartilhamento pode ser
uma importante estratégia para superar desafios e enxergar oportunidades.
Durante o seu 1º Workshop de Sustentabilidade no último dia 20, em
Sumaré (SP), 3M e empresas parceiras, entre elas, Embraer, Makro, Nestlé e
Hospital Sírio-Libanês, apontaram caminhos para se construir uma cultura de
sustentabilidade nas empresas. O encontro foi uma iniciativa para aprofundar a
discussão do tema e gerar intercâmbio de ideias e boas práticas.
Todas as empresas concordam que o tema não pode ser tratado como uma
atribuição apenas de um departamento ou área específica. Da mesma forma que
Inovação, Sustentabilidade deve ser uma competência de todas as áreas e permear
toda a organização como já aconteceu com a qualidade.
O compromisso da alta liderança é essencial para consolidação dessa nova
cultura. Criar um Comitê de Sustentabilidade ajuda a fomentar esta
transformação e implica em envolver colaboradores de diferentes níveis
hierárquicos e expertises. Mas uma boa recomendação é não querer abraçar o
mundo de uma vez e desenhar um plano gradual que busque solucionar problemas e
explorar necessidades mais críticas dentro da organização. Concentrar esforços
em iniciativas concretas, de maior impacto, terá maior aderência na organização
para os programas serem implementados e abrir frente para novos projetos.
As empresas também indicam que deve haver um esforço de envolver toda a
cadeia de valor na direção da sustentabilidade. Fornecedores qualificados e que
respirem essa mentalidade favorecem o progresso do tema na sociedade.
Sustentabilidade também é percebido como um atributo de grande valor
para as marcas. Não ter um posicionamento sobre o tema pode trazer efeito
negativo para a reputação das organizações. Portanto, é um pilar essencial
dentro do escopo de comunicação das empresas. Para implantar a cultura de
sustentabilidade com sucesso, é preciso engajar e dar visibilidade para o que
está sendo feito entre os stakeholders. Naturalmente, empresas íntegras devem
desenvolver projetos e programas de comunicação sempre sob à luz da conduta
ética e da transparência.
Neste encontro, o grupo concluiu que, embora ainda há muito que ser
feito, a sociedade está mais sensível e consciente para a questão da sustentabilidade.
Clientes estão sim dispostos a pagar mais por atributos ou soluções
sustentáveis, já que o valor de investimento de soluções (em determinados
casos) acabam tendo que ser repassados a eles. Em busca de saúde e bem-estar, a
sociedade está em busca de um estilo de vida mais conectado com questões de
cidadania e meio ambiente.
Combatendo a síndrome do curto prazo e da falta de planejamento, as
empresas defenderam que Sustentabilidade demanda investimento no presente para
se colher resultados a longo prazo. Entretanto, os resultados dessa equação
podem ser bem relevantes, trazendo retorno sobre o investimento de alto impacto
para a empresa.
O resultado do 1º. Workshop de Sustentabilidade da 3M do Brasil que
envolveu Embraer, Hospital Sírio-Libanês, Makro e Nestlé, comprovou que a
colaboração entre pessoas e empresas, formando uma grande rede de conexão,
contribui significativamente na troca de ideias e na superação dos desafios que
a Sustentabilidade ainda desperta nas organizações.
E, na sua empresa, como o tema vem ganhando espaço e sendo tratado?
Fonte:http://www.administradores.com.br/
Comentários
Postar um comentário