Cresce a demanda por derivados de soja no Brasil, diz Cep


tecnologia_biodisel_oleo_de_cozinha_embrapa_expointer (Foto: Divulgação / Massey Fergusson)
O mercado de óleo e farelo de soja no Brasil vem ganhando força, amparado na demanda mais aquecida, na valorização do dólar e no atraso da colheita da safra da Argentina. A avaliação foi divulgada nesta segunda-feira (29/5) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
“A disputa por farelo de soja entre os mercados nacional e o internacional está maior, o que elevou os preços domésticos do derivado. Importadores foram atraídos para o Brasil, devido à menor oferta na Argentina. A procura por óleo de soja também está aquecida, especialmente pelo setor de biodiesel”, resumem os pesquisadores, em nota.
É um cenário diferente do visto no mercado do grão, diz o Cepea. A comercialização no mercado disponível tem tido menor. Ao mesmo tempo, cresce o interesse em negociar antecipadamente lotes da safra 2017/2018, cujo plantio começa em setembro deste ano.
“Apenas alguns lotes têm sido negociados no mercado brasileiro, visto que vendedores estão na expectativa de preços maiores nas próximas semanas, fundamentados na firme demanda por derivados e no dólar mais elevado”, diz o Cepea.
Na última semana, o indicador da instituição com base no corredor de exportação de Paranaguá acumulou queda de 1,6%. A referência passou de R$ 70,04 a saca de 60 quilos na sexta-feira (19/5) para R$ 68,92 a saca no dia 26 de maio. No acumulado do mês ainda há valorização de 1,62%.



Fonte:http://revistagloborural.globo.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias Aplicadas a Clientes e Mercados

10 coisas com as quais você pode gastar menos (ou parar de gastar de vez)

5 características de um profissional inovador