PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E COMPETITIVIDADE
O Planejamento Estratégico pode ajudar as empresas
a diminuir os riscos que seus produtos podem sofrer durante o desenvolvimento e
colocação no mercado. Para isso, faz-se necessário a implementação de critérios
de tomada de decisão e ferramentas que permitam às organizações o sucesso de
seus produtos. Planejamento é essencial em qualquer organização. Planejamento
estratégico é a análise do ambiente (interno e externo) organizacional, a
partir da qual são determinadas as ações empresariais posteriores. A ação e a
tomada de decisões devem ser embasadas em fatos e dados.
A
análise do ambiente organizacional divide-se em ambiente externo e ambiente
interno. Na análise do ambiente interno verificamos a capacidade da organização
de colocar em prática pontos fortes e minimizar os pontos fracos. Na análise do
ambiente externo a empresa verifica o grau de influencia de elementos como
sindicatos, bancos, governo, fornecedores, clientes, etc. Outros elementos
influenciadores do sucesso ou fracasso de uma empresa são os DE AÇÃO DIRETA
(que a empresa pode se preparar para gerenciar), como seu quadro de pessoal, e
as variáveis DE AÇÃO INDIRETA (que afetam a organização, mas que as empresas
não podem atuar), como as condições políticas, tecnológicas, sociais e
econômicas.
O objetivo do planejamento estratégico, além de
reduzir riscos e aumentar as chances da organização no sucesso do produto, é
obter vantagem competitiva. Esta nada mais é que a supremacia da empresa sobre
as concorrentes que pode se dar nos seguintes âmbitos:
• Participação global no mercado;
• Num segmento de clientes;
• Numa região;
• Num nicho de mercado;
• No valor percebido;
• No atendimento; e
• No custo etc.
A organização em busca de vantagem competitiva pode
valer-se de três estratégias genéricas. São elas: diferenciação, liderança no
custo total e enfoque. Na DIFERENCIAÇÃO, a organização busca criar algo único
no âmbito de uma determinada indústria e pode valer-se de fidelização dos
clientes para isolar as empresas concorrentes. Na LIDERANÇA DE CUSTO a
organização centra-se no controle de custos. Por fim, no ENFOQUE a empresa
determina seu mercado-alvo sobre o qual atuará e fixará sua estratégia
competitiva. As industrias, durante o desenvolvimento e lançamento do produto
no mercado pode utilizar as seguintes estratégias para reduzir riscos:
A. Funil de decisões;
B. Análise da função de marketing; e
C. Análise da função de produção.
A) Funil de decisões: consiste em
escolhermos a melhor alternativa entre todas as alternativas possíveis para o
desenvolvimento de produtos. Decisões acertadas dependem diretamente das
análises dos ambientes internos e externos das organizações, voltadas
principalmente para os seguintes pontos:
• Aspectos organizacionais;
• Abrangência dos processos;
• Níveis de controle e avaliação;
• Critérios de avaliação;
• Função a serem analisadas; e
• Obtenção das informações.
B) Análise da função de marketing. A
organização, para obter o desenvolvimento de novos produtos, pode fazer a
análise da função de marketing que compreende os seguintes itens:
a) Sistemas de distribuição: corpo de vendas,
distribuidores, capacidade de escoamento dos canais de distribuição, etc.
b) Produtos: qualidade, embalagem, marca
transporte, promoção, etc.
c) Pesquisa de mercado: demanda necessidades dos
clientes, estimativas de colocação no mercado, etc.
d) Força das vendas: números e dados
referentes às vendas.
e) Novos bens e serviços: modo como são
idealizados, selecionados e lançados no mercado.
f) Promoção e propaganda: considera o
orçamento destinado a divulgação e promoção dos produtos, escolha da mídia.
g) Políticas mercadológicas: estabelecimento
de preços, descontos, etc.
h) Departamento de marketing: análise de
distribuição de tarefas, responsabilidades, capacitação de pessoal e interação
com os demais departamentos.
i) Serviços fornecidos: modo de fornecimento
e abordagem voltada para o cliente, promoção e avaliação dos serviços.
C) Análise da função
de produção. Envolve desde
características do sistema produtivo e instalações industriais até a entrega do
produto acabado. São considerados os seguintes itens:
a) Instalação industrial;
b) Equipamentos e instalações;
c) Processo produtivo;
d) Programação e controle da produção;
e) Qualidade;
f) Sistema de custos;
g) Pesquisa e desenvolvimento;
h) Suprimentos;
i) Organização da fábrica; e
j) Produção dos serviços.
Além do exposto acima, o planejamento
estratégico pode ajudar as empresas a vencer a competição industrial que ocorre
nos seguintes níveis:
1. Barreiras para a entrada no mercado;
2. Concorrentes;
3. Poder de barganha dos consumidores;
4. Produtos substitutos;
5. Poder de barganha dos fornecedores;
Fonte:http://www.bwsconsultoria.com/
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