Black Friday: por que liquidações fazem a gente querer (muito) comprar?
Descontos de 30%, 40% e até mais de 50%. São tantas ofertas na
Black Friday que o consumidor pode facilmente comprar algo por impulso e se
arrepender depois, pois não precisava daquilo ou, pior, não tem como pagar. Por
que agimos assim?A especialista Flávia Ávila, coordenadora do MBA em economia
comportamental da ESPM e sócia da consultoria InBehavior Lab, elenca quatro
razões para o consumismo –às vezes excessivo– da Black Friday. Confira.Efeito
manadaMedo de perder ofertasBusca por satisfação imediataCair nos truques do
comércioO remédio: pare e pense antes de comprarFilas enormes, lojas lotadas e
várias pessoas comprando ao mesmo tempo. O que você faz? Junta-se a elas. O
motivo é o chamado "efeito manada"."Quando as pessoas ao nosso
redor estão agindo de uma certa maneira, há uma tendência a imitarmos essas
ações, seguirmos a maré porque todo mundo está fazendo a mesma coisa", diz
Ávila.O medo de perder um "descontão", mesmo quando não precisamos de
um produto, é outro fator que influencia uma compra por impulso, segundo Ávila."Há
estudos que indicam que a dor de uma perda é duas vezes maior do que a
satisfação por um ganho", afirma. "Todos já ouvimos falar de alguém
que comprou algo legal muito barato em outras Black Fridays, então não vamos
querer passar pela frustração de perder um desconto novamente."A sensação
de satisfação imediata também influencia o consumidor a comprar, segundo a
especialista. É comum as pessoas valorizarem mais o que elas podem obter no
momento do que benefícios que podem ter no futuro."Preferimos comprar algo
agora e que nos dê uma satisfação momentânea a esperar, fazer sacrifícios e
juntar dinheiro para conseguir o que, de fato, queremos", declara.Alguns
truques do comércio também induzem o consumidor a comprar. Palavras como
"liquidação", "oferta" e "promoção" associadas a
termos como "imperdível", "só hoje" e "única
oportunidade", por exemplo, aumentam as chances de tomar uma decisão
impulsiva, afirma a especialista."São palavras impactantes e, durante a
Black Friday, somos 'bombardeados' por propagandas com elas", diz.Como,
então, resistir à tentação de sair comprando por impulso? A melhor saída é
parar e pensar se realmente precisamos daquele produto ou serviço, diz Gabriela
Yamaguchi, gerente de comunicação do Instituto Akatu, ONG que promove o consumo
consciente. "Às vezes, alguns minutinhos são suficientes para percebermos
que aquilo não é importante e desistirmos da compra."Ainda que o
consumidor precise daquele bem, ele deve se perguntar também como vai pagar,
afirma. "É preciso saber se tem dinheiro para pagar à vista ou se vai
parcelar. Se vai parcelar, precisa saber se não vai prejudicar o pagamento de
outras contas."Segundo a ONG, a compra por impulso pode causar problemas
como o endividamento ou o acúmulo de produtos em casa. "Se a pessoa compra
algo sem precisar, aquilo vai ficar jogado em algum armário, prateleira ou
canto da casa, o que deixa o ambiente mais bagunçado e menos confortável."
Fonte:economia.uol.com.br
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