Você com certeza já teve diversas conquistas ao longo da sua vida, algumas maiores e outras menores. Eu já tive e, ainda sim, as vezes me pego pensando em meu próximo passo, para onde quero ir e como vou chegar lá.
A verdade é que tendo grande parte da minha carreira como empresária (empreendedora em startups) e executiva de negócios digitais dediquei bastante tempo à estratégia das empresas, gestão do time e também à aplicação tática. Quanto de tempo dediquei formalmente a fazer o mesmo pela minha vida? Muito pouco. E o quanto o sucesso dos negócios depende do meu bem-estar? Muito.
Você pode estar acostumado, assim como eu, a fazer planos de negócios, mas agora quero te convidar a fazer um plano de desenvolvimento pessoal ou um plano de negócios pessoal, se assim preferir.
Grande parte da responsabilidade sobre nosso sucesso está em nossas mãos e, se não cuidarmos da nossa vida da mesma forma que cuidamos da nossa carreira, as chances de que mais coisas deem errado (ou melhor: as chances de não sabermos lidar bem com o que dá errado) aumenta.
A seguir estão algumas dicas para você criar o seu plano de desenvolvimento pessoal. Pare, leia, e comece agora mesmo a investir na estratégia da sua vida, ela é sua, e você pode definir os próximos passos dela!
Itens fundamentais
Desenvolvimento das ações
- O que eu quero atingir e quando?
- Como eu chego lá a partir da onde estou?
- Como consigo fazer com que isso aconteça?
Metas e prioridades
Execução e revisão
Periodicidade do plano

Um ponto extremamente relevante é definir sua missão pessoal antes de iniciar o plano. Esse passo vai te permitir conhecer seus valores fundamentais e te guiar no processo de definição do balanço entre vida pessoal e profissional com um norte já definido (seus valores e sua missão). Acredito em mim: isso realmente ajuda a priorizar e pesar os objetivos que você vai colocar em seu plano, principalmente quando você lida com ambientes de grande incerteza e pressão.
Ao pensar em um plano de desenvolvimento pessoal, envolva as áreas mais relevantes para você, que afetam a sua vida. Além de definir metas de carreira, defina também metas familiares, financeiras, de hobbies e assim por diante. Se impacta a sua vida, você deve contemplar em seu plano.
Para te ajudar a refletir melhor sobre cada um dos itens que escolheu ou até mesmo para definir quais são as áreas em que colocará a sua atenção, você pode se fazer perguntas como:
- Onde eu estou agora?
Assim como em um plano de negócios você precisa considerar quais recursos você tem disponíveis para conseguir atingir o sucesso em cada uma das áreas que definiu. Os recursos, no seu caso e no meu, não são somente financeiros, mas também emocionais, de capital humano (educação, experiência e habilidades) e assim por diante.
Defina suas metas para cada uma das áreas que escolheu (as perguntas anteriores devem ter te ajudado a ter mais clareza para definir suas metas). Dúvidas sobre o que é mais relevante (por exemplo: passar mais tempo com a família x uma promoção no emprego)? Visite sua missão e valores fundamentais, eles vão te ajudar a colocar o peso certo para o que é mais relevante para você nesse momento, nesse plano.
As metas devem ter datas, o mais próximas o possível da realidade. Assim como em um plano de negócios as coisas podem mudar, mas tente ser o mais acertado possível, porque esse plano é seu compromisso com você mesmo.
Como tudo na vida, mais importante do que a definição é a execução em si. Quebre seu plano em partes menores: o que fará a cada mês, a cada semana, a cada dia, para atingir seus objetivos?
Revise seu plano com frequência, pois diversos fatores podem impactar os resultados e exigir mudanças na estratégia. O seu plano não deve ser esquecido na gaveta ou no seu computador e sim visitado e trabalhado constantemente, fazendo os ajustes necessários.
Eu indico fazer o seu plano de desenvolvimento pessoal uma vez ao ano, porém tenho uma amiga que diz que a vida dela sempre muda a cada 6 meses, é um ciclo interno dela que funciona assim. No caso dela, 6 meses é uma boa pedida.
Faça uma reflexão sobre de quanto em quanto tempo você mesmo pede por mudanças ou a vida as impõe, cada pessoa tem um ciclo pessoal próprio. Busque fazer um novo plano pelo menos pelo mesmo período de tempo em que tais mudanças maiores ocorrem para você.
                                          
                                                 Fonte:administradores.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias Aplicadas a Clientes e Mercados

5 características de um profissional inovador

10 coisas com as quais você pode gastar menos (ou parar de gastar de vez)