Placa 'Precisa-se de cliente' atrai freguesia a restaurante do interior


Conheça restaurante que vende prato feito8 fotos

1 / 8
O empresário Maurício Espíndola, 23, é dono do restaurante Gostinho Caseiro, de Bauru (SP); ao colocar uma placa com os dizeres "Precisa-se de clientes com ou sem experiência" em frente ao estabelecimento, que vende prato feito e marmitex, ele conseguiu aumentar o seu faturamento em 30%; clique nas imagens acima e veja maisVEJA MAIS >Imagem: Neide Carlos/UOL
Com um investimento de R$ 75, o empresário Maurício Espíndola, 23, mandou produzir uma placa com os dizeres "Precisa-se de cliente com ou sem experiência" e conseguiu aumentar o faturamento do restaurante Gostinho Caseiro, em Bauru (329 km a noroeste de São Paulo), em 30%.
Espíndola diz que precisava aumentar o movimento, por isso resolveu arriscar e fazer uma divulgação mais descontraída. O empresário não revela faturamento, mas diz que o negócio ainda não gerou lucro. "Para começar a dar lucro, nós ainda precisamos vender o dobro de refeições."
Ele e a mulher, Suelen, 27, compraram o estabelecimento em abril deste ano. "Nós temos um delivery de sanduíches, que funciona somente à noite, mas queríamos uma atividade para fazer durante o dia. Vimos que o antigo dono estava querendo passar o ponto e resolvemos arriscar."
O investimento exigido era de R$ 21 mil. O empresário afirma que não tinha o dinheiro, mas resolveu fazer um empréstimo para comprar o estabelecimento. "Ainda não recuperamos o valor, mas estamos trabalhando para conseguir em breve."
Neide Carlos/UOLPara atrair mais clientes, restaurante Gostinho Caseiro, de Bauru, investe em promoções
Marmitex custa R$ 9 e prato feito R$ 9,50
Neide Carlos/UOLPrato com calabresa, arroz, feijão, legumes, mandioca frita e farofa custa R$ 9,50
Disk-lanche mantém restaurante
Criatividade atrai cliente, mas não mantém
Neide Carlos/UOLO casal Maurício e Suelen Espíndola é dono do restaurante Gostinho Caseiro, de Bauru
Consumidor quer facilidade e se sentir à vontade
Ações que não exigem custos

Espíndola diz que, antes de assumir o negócio, o restaurante vendia apenas prato feito. Quando ele entrou, também começou a entregar marmitex. Hoje, metade das refeições que comercializa é marmitex.
O carro-chefe é a feijoada, servida às quartas-feiras e sábados. Todos os pratos custam R$ 9,50 e as marmitex, R$ 9. Entre as opções, estão bife e filé de frango (acebolado ou à milanesa) e calabresa. Eles são servidos com arroz, feijão, legumes, farofa, mandioca ou batata frita ou salada.
Para atrair clientes, Espíndola afirma que investe em promoções. A partir desta semana, por exemplo, o cafezinho será servido gratuitamente aos clientes que almoçarem no local.
O empresário diz que enquanto o restaurante não dá lucro, o Arena Lanches, delivery que ele e a mulher criaram há quatro anos, vem mantendo as finanças da família e do restaurante em dia.
O delivery vende lanches tradicionais, como o misto quente (R$ 4,50), e outros que servem até seis pessoas como o x-tudo com hambúrguer, filé de frango, calabresa, bacon, ovos, presunto, queijo, salsicha, catupiry, batata palha, cebola, alface e tomate (R$ 45). Ele disse que vende, em média, 300 sanduíches especiais e 750 simples por mês.
Para Vitor Arantes de Moura, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), a criatividade é fundamental nos negócios, principalmente para superar um período de crise. No entanto, ele afirma que uma ação bem feita pode atrair clientes, mas não fidelizá-los.
"A ideia da placa foi uma boa sacada, mas será que ela fará o cliente voltar? Uma ação de marketing ou promocional pode atrair mais consumidores, mas o que vai realmente efetivar este resultado é a oferta de um produto ou serviço de qualidade e bom atendimento."
Moura diz que o cliente valoriza mais estabelecimentos que permitem várias formas de pagamento, que tenham um ambiente climatizado e confortável para fazer a sua refeição e ofereçam bom preço, do que ações de marketing.
"Ele pode até ir ao local por causa de alguma promoção ou curiosidade, mas só retornará se gostar do que viu. Por isso é importante investir em treinamento para os funcionários atenderem bem, para o cliente não esperar muito e oferecer comida de boa qualidade"
Estimular o cliente a tirar foto no estabelecimento e compartilhar nas redes sociais em troca de uma sobremesa, por exemplo, é uma ação que não exige muito investimento, segundo o especialista.
"O estabelecimento também pode oferecer cartão fidelidade, que é uma forma de atrair clientela."

                                                    Fonte: economia.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias Aplicadas a Clientes e Mercados

5 características de um profissional inovador

10 coisas com as quais você pode gastar menos (ou parar de gastar de vez)