Quatro formas de aplacar a ansiedade do cliente online



O consumidor online mudou. Na era do on demand, das redes sociais e do surgimento de soluções que otimizam processos, ele também espera que as marcas, principalmente as lojas virtuais, o acompanhem. As que não conseguem são, aos poucos, substituídas por outras que atendem suas demandas na velocidade e eficiência desejadas. Para não ficar para trás, é preciso inovar e oferecer benefícios e facilidades. Confira quatro métodos que agradam este novo perfil de cliente:
1. Entrega expressa e novas alternativas para o frete
O e-commerce avançou muito nos últimos anos, mas existe um ponto fraco que ainda afugenta os consumidores: o frete. No momento de compra o tempo de entrega desanima compradores: é o terceiro fator que deixa o usuário mais desconfortável no comércio eletrônico, com 46% das menções, de acordo com o relatório Webshoppers, da E-bit. Para resolver isso, a loja virtual deve apresentar alternativas, como o modelo expresso, em que em alguns casos, o cliente pode receber o produto até no mesmo dia. Essa iniciativa mostra a dedicação da empresa diante de seu público.
2. Atendimento nas redes sociais
É essencial marcar presença nestas redes sociais e, principalmente, estreitar o relacionamento com o público nas mais conhecidas, como Facebook, Twitter e Instagram. A pesquisa “Hábitos e Comportamento dos Usuários de Redes Sociais do Brasil”, da E.life, aponta que 39,4% das pessoas entram em contato com as empresas por estes canais –o terceiro método mais utilizado, atrás apenas de telefone e e-mail. Porém, diferentemente dos canais tradicionais, um problema mal resolvido nas redes sociais pode ganhar proporções gigantescas e comprometer a reputação da marca.
3. Facilidade na hora de confirmar o pagamento
Após escolher o produto que deseja adquirir, o consumidor espera concluir a compra rapidamente. Mas, às vezes, na hora de pagar, ele precisa passar por várias páginas e etapas até o pedido ser confirmado. É neste caminho que muitos desistem: o abandono de carrinhos tem uma média geral de 69%, segundo levantamento do Instituto Baymard. É preciso facilitar o processo de pagamento. A melhor alternativa para isso é disponibilizar a “compra em um clique”, modelo que armazena os principais dados dos clientes e é utilizada sempre que ele compra novamente no site.
4. Conteúdos exclusivos em diferentes canais
Ainda de acordo com o levantamento da E.life, 88% dos consumidores contam que a principal razão para acompanhar as páginas e perfis das empresas é para saber novidades da marca. Contudo, não basta compartilhar a mesma informação nas diversas mídias sociais. Cada rede possui uma linguagem e um público próprio – o que exige planejamento para oferecer um conteúdo adequado. A dica é criar diferentes promoções e postagens para os principais canais: o Instagram pode ser usado como vitrine de produtos e lançamentos, o Facebook para vídeos e tutoriais e o Twitter com transmissões ao vivo de eventos ou campanhas.

                                                      Fonte:administradores.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRASIL OBTÊM PRIMEIRA VITÓRIA CONTRA OS ESTADOS UNIDOS NA OMC

RH: Relacionamento interpessoal é mais valorizado que formação

INICIOU DIA 9/11 0 SEMINÁRIO GOVERNAMENTAL "LOGÍSTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE"