Taxa de juros do cheque especial vai ao maior nível em 22 anos

Brasileiro paga, em média, 300% ao ano por dinheiro emprestado diretamente na conta corrente
A taxa média de juros do cheque especial cobrada pelos bancos brasileiros atingiu 300,8% ao ano em março, informou o BC (Banco Central) nesta quinta-feira (28). Trata-se do maior nível já registrado, considerando o início da série histórica em 1994.
Significa dizer que pegar dinheiro emprestado do banco diretamente na conta corrente está no nível mais alto em 22 anos. 
Para ilustrar como pode ficar a "bola de neve", quem pegou R$ 1.000 emprestados em março de 2015 no cheque especial e não pagou a conta deve agora nada menos que R$ 4.000.
Em fevereiro, os juros médios do cheque especial ao ano chegaram a 293,9%. Entre fevereiro e março, portanto, o aumento nessa linha de crédito atingiu 6,9 pontos percentuais.
Para efeito de comparação, em março de 2015, os juros do cheque especial chegaram a 220,4% — quer dizer que houve um aumento de 80,4 pontos percentuais no período de um ano.
Cartão de crédito
Se, por um lado, os juros do cheque especial bateram recorde e continuam altíssimos, por outro, nada se compara ao rotativo do cartão de crédito. A taxa média de juros do cartão atingiu 449,1% ao ano em março — havia sido 443,9% no mês de março.
Em março do ano passado, essa mesma linha de crédito tinha juros médios de 345,8% ao ano, ou seja, no intervalo de 12 meses o aumento foi de 103,3 pontos percentuais.
Taxa média de juros
Considerando todas as modalidades de crédito às famílias, a taxa média de juros no Brasil para pessoa física ficou em 40,6% em março. Isso representa um aumento de 7,3 pontos percentuais no período de 12 meses.
Fonte:http://noticias.r7.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estratégias Aplicadas a Clientes e Mercados

10 coisas com as quais você pode gastar menos (ou parar de gastar de vez)

5 características de um profissional inovador