SECEX SELECIONARÁ PROPOSTA DE APOIO AO PRIMEIRA EXPORTAÇÃO

   A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) publicou hoje o Edital de Chamada Pública n°1/12 para seleção de proposta para prestação de suporte técnico às atividades do projeto Primeira Exportação, nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A instituição que for selecionada deverá auxiliar as empresas de pequeno e médio porte, participantes do projeto, na inserção de seus produtos no mercado internacional e acompanhar as demais atividades em conjunto com a Secex.
   O suporte técnico será realizado na etapa de execução do projeto, em que ocorre o assessoramento às empresas, em um período de até vinte meses. As fases das atividades são:
1) Diagnóstico: momento de avaliação da capacidade de internacionalização das empresas para fins de seleção;
2) Pesquisa de Mercado: coleta e análise de dados para escolha de potenciais mercados compradores;
3) Adequação de Produto/Processo: orientação quanto à adequação de produtos/processos/estratégias para acesso ao mercado-alvo;
4) Promoção Comercial: acompanhamento na elaboração de material de divulgação e coleta de dados referente a feiras e rodadas de negócio; e
5) Operacionalização Comercial: acompanhamento dos procedimentos administrativos e operacionais de exportação (credenciamento e habilitação ao Siscomex, documentos da fase comercial/aduaneira/cambial, despacho aduaneiro, etc.).
   As entidades interessadas, que já possuem experiência em atividades relacionadas à gestão de projetos de assessoramento a empresas no processo de internacionalização de negócios, deverão observar os critérios, prazos, requisitos previstos no edital. Elas deverão ainda fazer a apresentação de proposta no Portal de Convênios do Governo Federal (www.convenios.gov.br).

Primeira Exportação 
   O projeto Primeira Exportação é uma iniciativa da Secex em parceria com governos estaduais e outras entidades envolvidas com o comércio exterior, que oferece assessoria técnica a pequenas e médias empresas interessadas em exportar pela primeira vez. O objetivo é aumentar a base exportadora brasileira com o acompanhamento sistematizado do processo de internacionalização das empresas. O projeto já está sendo desenvolvido na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
Fonte: MDIC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRASIL OBTÊM PRIMEIRA VITÓRIA CONTRA OS ESTADOS UNIDOS NA OMC

RH: Relacionamento interpessoal é mais valorizado que formação

INICIOU DIA 9/11 0 SEMINÁRIO GOVERNAMENTAL "LOGÍSTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE"