Pular para o conteúdo principal

19 atitudes criativas para impulsionar a vida e os negócios em 2019




A criatividade é uma ferramenta muito poderosa para transformar a vida e os negócios. Enxergar a vida com curiosidade, se expor a experiências diferentes e buscar novas soluções para os desafios do dia a dia são práticas que potencializam muito a habilidade de ser criativo.
Mas não basta apenas ser criativo, é preciso planejar e agir. Criatividade sem ação não é nada. Por isso, ter atitudes criativas é o que realmente pode impulsionar nossas vidas, pessoalmente ou profissionalmente. Confira agora 19 atitudes criativas que vão te ajudar a ter um ano mais produtivo e de novas conquistas.
1. Crie um projeto pessoal. Seja uma palestra, um hobby, uma nova prática. Qualquer coisa que posso te dar mais repertório e ampliar o seu network. Algo que você vai precisar estudar para realizar. Eu, por exemplo, criei, no ano passado, um perfil no Instagram chamado @Protagonismo com frases e citações de profissionais de sucesso de diversas áreas. (Passa lá no Insta para seguir. Vale a pena!)
2. Escolha 12 lugares diferentes para conhecer no ano. Um em cada mês. Pode ser no seu bairro, na sua cidade, no seu estado, ou no seu país. O importante é explorar e viver novas experiências. Se possível, logo depois, compartilhe com outras pessoas o que você viveu.
3. Reserve de 15 a 20 minutos por dia para pensar em novas ideias para o seu negócio, família ou relacionamento. Se você tiver uma ideia por dia, ao final do ano você terá 365 ideias. Se você quer ter uma boa ideia, tenha muitas.
4. Crie um novo hábito na rotina da sua empresa ou da família. Eu, por exemplo, estava sem praticar atividades físicas com meu filho, Benício, de 6 anos. Pensando nisso, combinei de caminhar com ele toda quarta-feira pela manhã na praia. É um momento onde podemos conversar e nos exercitar. Só nós dois e mais ninguém. Chamei essa prática de Caminhada do Ben.
5. Crie encontros com sua equipe para trazer referências de boas ideias que estão acontecendo no mundo. Um momento para vocês compartilharem conteúdo e quem sabe encontrar novas soluções para os desafios diários.
6. Uma vez por mês, faça o dia da fruta, do picolé, do chocolate, dia de qualquer coisa que você possa compartilhar bons momentos com a sua equipe. Um dia de recompensa e bem estar coletivo.
7. Premie pessoas da equipe com ingressos pro cinema, livros, ou até mesmo uma folga surpresa. Isso vai fortalecer o compromisso dos colaboradores com a empresa.
8. Faça um varal de ideias. Instale em uma parede da empresa ou de casa um varal para que as pessoas possam pendurar sugestões de ideias para hábitos, práticas, processos, ou ações para os clientes ou familiares.
9. Crie um canal para compartilhar dicas e conteúdos com seus clientes. Isso vai aumentar sua reciprocidade e autoridade. Pode ser uma lista de Whatsapp que só transmite conteúdos relevantes e estimulantes.
10. Promova encontros com clientes para trocar ideias, ampliar conhecimento e fortalecer as relações. Traga convidados ou fornecedores para debater sobre temas estratégicos para o seu negócio.
11. Ouça podcasts de temas diversos, não apenas de conteúdos da sua área. Mergulhe em novos conteúdos para ampliar o seu repertório e suas possibilidades de encontrar soluções criativas para os problemas da sua atividade profissional.
12. Siga profissionais nas redes sociais que compartilhem conhecimento e podem vir a ser seus curadores de conteúdo. Isso vai te poupar muito tempo.
13. Prepare a sua primeira hora do seu dia. Antes de dormir, defina tudo que você vai fazer na sua primeira hora do dia. Faça uma lista de atividades e cumpra todas elas. Isso vai te dar um senso de vitória e vai te deixar estimulado para começar bem o dia.
14. Descubra qual horário você está mais ativo ou com a mente mais descansada e faça nesse horário suas atividades mais complexas. No momento que você estiver mais cansado, faça as atividades que você mais gosta. Isso vai te dar uma sobrevida e ativar decisões mais emocionais e menos racionais, ou seja, vai ativar o lado lúdico do seu cérebro.
15. Seja mais curioso e imaginativo como uma criança. Pare de criar bloqueios na hora de buscar soluções inovadoras para sua empresa. Solte a imaginação para depois colocar os pés no chão e tentar aplicar tudo que for possível. A banda Queen queria criar uma música que a plateia pudesse ser extensão da banda. Para isso, criaram uma batida simples que o público poderia fazer com os pés e com as mãos. Assim nasceu o maior hit dos estádios esportivos do mundo: We Will Rock You.
16. Pense mais sobre as coisas que você mais gosta de fazer. Coisas que, quando você faz, não vê o tempo passar. Ali pode estar uma resposta para você mudar de rumo ou de ramo.
17. Descubra quantas horas verdadeiramente você precisa dormir para ter um sono restaurador. Dormir muito ou pouco pode prejudicar o seu rendimento. Geralmente são 7 horas. Baixe o app Sleep Science pra hackear o seu sono e descobrir quantas horas você dormiu de fato.
18. Encontre o seu diferencial. Para se diferenciar, você não deve olhar para o lado e tentar ser como os melhores. Você deve olhar pra dentro e ver o que você tem de único. Para se diferenciar no mercado, a Asus decidiu criar um celular que tira fotos selfie com alta qualidade. É o melhor celular para tirar selfie do mercado. Bela sacada, não?
19. Faça jejum de dopamina no último domingo de cada mês. Aprendi isso com um empreendedor chamado Junior WM que eu conheci na barbearia que eu frequento.
20. Sempre surpreenda seu chefe, sua equipe, familiares ou amigos, entregando sempre mais do que você combinou. Isso vai surpreender as pessoas, gerar empatia e aumentar sua autoridade.
Fonte:http://www.administradores.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar com o que ama ou com o que dá dinheiro?

Habitualmente, a resposta é a própria pergunta. Trabalhe com o que ama, usufruindo de suas vocações e o dinheiro será a consequência. Se você ama sua carreira, já tem metade do que precisa profissionalmente. E considerar: talento, vocação, propósitos e valores; capacitar-se; ter equilíbrio emocional; encontrar oportunidades, estar pronto para assumi-las e as valorizar: mais 50%. É um todo matemático que torna grande a probabilidade de dar certo (alcançar lucros e rentabilidade). Porém sabemos que não é fácil. E ao falarmos de partes, metades e conjuntos, devemos somar, subtrair e pesar certos pontos. Precisamos pensar além do "habitual". Sonhos e decepções Desde criança somos condicionados a imaginar "o que queremos ser quando crescer". Os anos passam. Nos descobrimos, somos contagiados por experiências, vivências e contaminados bombardeadamente por responsabilidades. Tão explosivas às vezes, que acabamos adiando, atrasando e até mesmo, perdendo nossos sonhos ...

BC vê inflação menor em 2017 e cenário de corte mais intenso na Selic

O Banco Central passou a ver inflação menor em 2017, ainda mais abaixo do centro da meta oficial, e também deixou claro que vai fazer uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos diante da desinflação mais difundida. "A consolidação do cenário de desinflação mais difundida, que abrange os componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, fortalece a possibilidade de uma intensificação moderada do ritmo de flexibilização da política monetária, em relação ao ritmo imprimido nas duas últimas reuniões do Copom", informou BC nesta quinta-feira ao publicar seu Relatório Trimestral de Inflação. Desde que iniciou o ciclo de afrouxamento, em outubro do ano passado, o BC já reduziu a Selic em 2 pontos percentuais, aos atuais 12,25 por cento ao ano. Foram dois cortes iniciais de 0,25 ponto e depois dois de 0,75 ponto. "Essa 'intensificação moderada' sinaliza que ele (BC) provavelmente está pensando num c...

Saiba a diferença entre corretoras de investimentos e bancos

Quando pensamos em começar a investir, as primeiras dúvidas que surgem são:  Como faço isso? Qual o melhor caminho? Converso com a gerente do meu banco ou procuro uma corretora? Respondendo a primeira pergunta, para começar a investir, é preciso contar com ajuda de um intermediário, que nada mais é do que alguém que pegue o dinheiro e coloque nos investimentos escolhidos. Quem pode fazer isto é o próprio banco, ao qual já é correntista, ou as corretoras. Uma corretora de investimentos nada mais é do uma ferramenta que vai apresentar mais alternativas porque possuem habilidades necessárias para identificar e buscar no mercado financeiro as melhores opções. Depois de apresentá-las ao interessado, aplicam a quantia em um fundo escolhido. Essas consultorias funcionam basicamente da mesma forma que os bancos, respeitam as mesmas regras, mas oferecem apenas produtos de investimentos, ou seja, não oferecem conta corrente, produtos de crédito, financiamento e etc. Começar a ...