Pular para o conteúdo principal

4 dificuldades comuns a gestores de pequenas empresas (e como resolvê-las)


Administradores de pequenas empresas enfrentam algumas dificuldades que, geralmente, são comuns entre eles. Grande parte delas é responsável por tirar o sono de quem está começando e até mesmo impedir o crescimento do negócio, já que representa obstáculos à boa gestão.
Levantamos 4 desses desafios comuns a empreendedores de pequenas empresas. Confira se você também está enfrentando esses problemas:
1. Analisar a produtividade
Você sabe exatamente qual é a meta dos funcionários envolvidos na produção da sua empresa? E qual tem sido a produtividade real alcançada por eles? Essas são informações que nem sempre os gestores de pequenas empresas têm em mãos.
Isso porque elas dependem de um planejamento minucioso, além de um acompanhamento de perto não apenas para definir as metas, mas também para ter certeza de que a produtividade está indo para o caminho esperado.
2. Verificar os resultados de vendas
Os resultados de vendas também são uma das dificuldades mais comuns enfrentadas pelos gestores de pequenas empresas. Embora tenham poucos vendedores, os pequenos negócios nem sempre têm controle dos resultados que eles estão trazendo. Por exemplo, pode ser que o vendedor com maior faturamento não seja o que traz maior lucro e não é possível fazer essa análise sem ter controle sobre os resultados de vendas.
Garantir essa gestão exige do empreendedor muitas horas de dedicação, uma vez que ele precisa acompanhar dia a dia o desempenho dos vendedores, quais produtos estão sendo mais vendidos, quais estão parados no estoque, quais são os mais rentáveis, quanto de desconto está sendo aplicado e vários outros detalhes que também podem levar algum tempo.
3. Garantir a confiabilidade do registro de estoque
A sua empresa faz um controle de estoque eficiente? Quando você faz a conferência física, a quantidade das matérias-primas e/ou dos produtos finais bate com o seu registro? Se a sua empresa não tem esses dados, ela não é a única.
As pequenas empresas nem sempre conseguem fazer esse registro de maneira eficiente. Por mais que o estoque não seja grande, são muitos os itens que podem fazer parte da produção do negócio, o que dificulta a contagem. Dessa forma, o registro nem sempre torna-se confiável comparado ao estoque real.
4. Identificar possíveis reduções de custos
Você tem um plano de contas com a classificação das despesas por natureza? Sabe onde pode cortar custos sem impactar nos resultados do seu negócio? Consegue identificar quais processos da sua empresa estão gerando desperdícios? Certamente, existem alguns custos que podem ser reduzidos na sua empresa.
Mas é preciso saber exatamente onde cortar. Do contrário, algumas medidas podem refletir no desempenho da empresa e não é isso o que você quer, certo? A redução de custos deve ser pensada para otimizar os recursos e, não, para levar a empresa a correr riscos.
OK, mas como resolver essas dificuldades?
Sua empresa enfrenta algum desses problemas? Se você chegou até aqui, é muito provável que sim. A solução que pode resolver todas essas dificuldades é a implantação de um sistema integrado de gestão (ERP), que vai fornecer dados importantes sobre o seu negócio.Esses dados são essenciais para que você tome as melhores decisões quanto à produtividade, às vendas, ao registro de estoque, às possíveis reduções de custos e muitas outras otimizações de processos.
O ideal é contratar uma empresa que ofereça uma solução completa, além de um ERP especializado em pequenos negócios, como a Jiva. Afinal, ela conhece a fundo essas dificuldades que você enfrenta e tem como indicar as melhores funcionalidades para resolvê-las.

Fonte:http://www.administradores.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar com o que ama ou com o que dá dinheiro?

Habitualmente, a resposta é a própria pergunta. Trabalhe com o que ama, usufruindo de suas vocações e o dinheiro será a consequência. Se você ama sua carreira, já tem metade do que precisa profissionalmente. E considerar: talento, vocação, propósitos e valores; capacitar-se; ter equilíbrio emocional; encontrar oportunidades, estar pronto para assumi-las e as valorizar: mais 50%. É um todo matemático que torna grande a probabilidade de dar certo (alcançar lucros e rentabilidade). Porém sabemos que não é fácil. E ao falarmos de partes, metades e conjuntos, devemos somar, subtrair e pesar certos pontos. Precisamos pensar além do "habitual". Sonhos e decepções Desde criança somos condicionados a imaginar "o que queremos ser quando crescer". Os anos passam. Nos descobrimos, somos contagiados por experiências, vivências e contaminados bombardeadamente por responsabilidades. Tão explosivas às vezes, que acabamos adiando, atrasando e até mesmo, perdendo nossos sonhos ...

BC vê inflação menor em 2017 e cenário de corte mais intenso na Selic

O Banco Central passou a ver inflação menor em 2017, ainda mais abaixo do centro da meta oficial, e também deixou claro que vai fazer uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos diante da desinflação mais difundida. "A consolidação do cenário de desinflação mais difundida, que abrange os componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, fortalece a possibilidade de uma intensificação moderada do ritmo de flexibilização da política monetária, em relação ao ritmo imprimido nas duas últimas reuniões do Copom", informou BC nesta quinta-feira ao publicar seu Relatório Trimestral de Inflação. Desde que iniciou o ciclo de afrouxamento, em outubro do ano passado, o BC já reduziu a Selic em 2 pontos percentuais, aos atuais 12,25 por cento ao ano. Foram dois cortes iniciais de 0,25 ponto e depois dois de 0,75 ponto. "Essa 'intensificação moderada' sinaliza que ele (BC) provavelmente está pensando num c...

Saiba a diferença entre corretoras de investimentos e bancos

Quando pensamos em começar a investir, as primeiras dúvidas que surgem são:  Como faço isso? Qual o melhor caminho? Converso com a gerente do meu banco ou procuro uma corretora? Respondendo a primeira pergunta, para começar a investir, é preciso contar com ajuda de um intermediário, que nada mais é do que alguém que pegue o dinheiro e coloque nos investimentos escolhidos. Quem pode fazer isto é o próprio banco, ao qual já é correntista, ou as corretoras. Uma corretora de investimentos nada mais é do uma ferramenta que vai apresentar mais alternativas porque possuem habilidades necessárias para identificar e buscar no mercado financeiro as melhores opções. Depois de apresentá-las ao interessado, aplicam a quantia em um fundo escolhido. Essas consultorias funcionam basicamente da mesma forma que os bancos, respeitam as mesmas regras, mas oferecem apenas produtos de investimentos, ou seja, não oferecem conta corrente, produtos de crédito, financiamento e etc. Começar a ...