Pular para o conteúdo principal

8 provas de que líderes humildes são muito mais eficientes

Quem não deseja ser grande? Na realidade, quem preferiria servir do que ser servido? Tornar-se influente não é o sentido principal da vida - alguém que é servido e atendido por outros? Muitas pessoas associam humildade com ser fraco ou ineficaz e a maioria não admira outros por serem humildes.
O CEO médio da Fortune 500 ganha entre 10 e 15 milhões de dólares por ano, possui milhares de empregados sob seus comandos e recebe luxos. Entretanto, apesar de suas remunerações e vantagens, o CEO médio da Fortune 500 dura apenas 5 anos. Em um artigo de 2005 na Harvard Business Review, o autor Jim Collins postulou um nível mais elevado de líder caracterizado por humildade e determinação intensa.
A humildade é uma escolha incrivelmente poderosa. É a força fundacional da liderança e fator crítico para o sucesso. Humildade é a porta de entrada para outras qualidades como a empatia, autenticidade e integridade.
"O orgulhoso será logo humilhado; mas com os humildes está a sabedoria" - Provérbios 11:2

"Humildade é uma coisa estranha. No momento em que acha que teve, você perdeu" - Sir Edward Hulse
Como identificar a humildade nos líderes

"A verdadeira humildade não é pensar menos em si mesmo, mas pensar menos em si mesmo" - C. S. Lewis
"O primeiro a se desculpar é o mais corajoso. O primeiro a desculpar é o mais forte. E o primeiro a esquecer é o mais feliz" - Desconhecido
"Nós ascendemos ao levantar os outros" - Robert Ingersoll


Quando olhamos alguns dos maiores líderes mundiais (passados e presentes), a humildade é uma das qualidades em comum que eles têm. Pesquisas científicas sobre poder e efetividade da humildade mostraram que ela oferece uma "vantagem competitiva" significativa para os líderes.
De acordo com um estudo da Faculdade de Administração da Universidade de Washington, pessoas humildes tendem a se tornar os líderes mais efetivos de acordo com o professor associado Michael Johnson. "Nosso estudo sugere que uma abordagem de liderança mais 'silenciosa' - escutar, ser transparente, estar ciente de suas limitações e admirar os esforços e contribuições dos colegas - é uma forma efetiva de engajar os funcionários".
Uma pequena cidade quis identificar e recompensar seu cidadão mais humilde. Uma pesquisa foi feita e por fim identificou a pessoa. Numa cerimônia presenciada por todos os dignatários, ele foi apresentado com uma medalha que tinha as seguintes palavras engravadas: "O homem mais humilde da cidade". Entretanto, no dia seguinte tiveram que pegar a medalha de volta, porque ele continuou utilizando e mostrando.
O vocubulário deles é principalmente composto de "nós" em vez de "eu"?
Eles colocam os interesses da equipe antes dos deles? Líderes humildes procuram constantemente procurar oportunidades para ajudar e servir os outros. O líder humilde não está ocupado consigo. A humildade cessa a luta por sua própria agenda, lutando pela agenda coletiva. Muitos líderes erram ao controlarem, dominarem ou se comportarem de forma agressiva. A humildade requer esforço e é o oposto de orgulho e arrogância. É o domínio da auto-liderança.
Eles se gabam? Levam mérito por todo o sucesso?
A humildade promove auto-reflexão e autoconhecimento. Existe uma diferença entre falar sobre suas conquistas e se gabar por elas. Quando as conquistas desses líderes atraem elogios, eles rapidamente reconhecem a contribuição dos outros e facilmente dão crédito. Além disso, eles não deslocam a culpa quando fracassam. Líderes orgulhosos parecem ter todas as respostas certas, líderes humildes parecem sempre ter as perguntas certas.
Como você se sente quando está por perto deles?
Insignificante, ótimo, empoderado? É difícil estar por perto de líderes se eles sempre tiverem que ser a pessoa mais inteligente do ambiente. As pessoas querem trabalhar com e para líderes de quem gostem. Líderes humildes enxergam os outros como iguais, não como subordinados. Eles não permitem que sua posição de autoridade faça com que eles se sintam melhores que ninguém. Nós gravitamos em torno tais líderes porque eles fazem com que todos se sintam valorizadas, independente da hierarquia, do zelador ao presidente do conselho. Em tempos difíceis, as pessoas confiam em líderes humildes cada vez mais para passar por crises.
Como eles lidam com críticas e oposição?
Como eles falam sobre os outros da equipe ou concorrentes? Líderes narcisistas levam as coisas para o pessoal e podem falar sem consideração cautelosa. Líderes humildes estão abertos para outras perspectivas e opiniões de outras pessoas. Eles buscam diferentes opiniões. Eles reconhecem os limites e respeitam os outros. Eles percebem que está abaixo deles humilhar alguém. A humildade é manifestada em como nos relacionamos com os outros. É revelado em palavras, atitudes e ações. Líderes humildes recompensam em público e disciplinam no privado.
Eles admitem quando estão errados?
Humildade é ser capaz de admitir que você estava errado. Se você não consegue admitir que estava errado, você não pode crescer. Líderes são aprendizes contínuos, sempre querendo e prontos para aprender coisas novas. Líderes humildes são ótimos ouvintes e geralmente possuem alta Inteligência Emocional. Eles não têm medo de mostrar sua vulnerabilidade, o que o faz mais humano e acessível. Um pedido de desculpas é o sinal de um líder forte. Grandes líderes estão cientes de suas próprias imperfeições, então eles perdoam os erros dos outros. Eles oferecem elegância àqueles que os ofenderam.
Eles se levam muito a sério?
Líderes humildes são fortes, mas despreocupados. Isso ajuda a promover uma atmosfera positiva. Eles conseguem rir de si mesmos e podem enxergar humor em situações que ajuda a deixar todos relaxados. Humor é uma ótima forma de persuadir e influenciar uma equipe. O líder humilde irá utilizar humor autocrítico, enquanto que o líder arrogante irá concentrar seu humor nos outros. Líderes que utilizam humor permitem que as pessoas se sintam confortáveis ao seu redor. Isso funciona como um catalisador para influenciar e inspirar os outros.
Eles aceitam planejamento de sucessão?
Líderes humildes compartilham seu conhecimento e gostam de ver seus seguidores crescerem e se desenvolverem. Para ser um grande desenvolvedor de pessoas, você deve ser muito confiante, porque levar as pessoas aos seu máximo potencial pode significar que elas eventualmente irão deixar você para trás. O acadêmico de negócios James Collins e uma equipe de pesquisa conduziram uma análise histórica de cinco anos sobre empresas que com o passar do tempo conseguiram fazer uma transição sustentável de bom para excelente. Planejamento de sucessão era um problema. Collins escreve "Em mais de três quartos das empresas comparadas encontramos executivos que colocaram seus sucessores no fracasso, escolheram sucessores mais fracos ou os dois".
Humildade é uma virtude, mas, por outro lado, é possível ter muito disso?
Alguns dizem que ter muita humildade pode ser uma coisa ruim. Se alguém tiver uma raíz de humildade firmemente plantada, não é algo que você pode ligar ou desligar. É um fluxo natural de um coração sincero. O filósofo do século XII Maimonides acredita que o "meio termo" sempre foi a melhor forma de se viver. Humildade não deve ser confundida com timidez, imprudência ou permitir que os outros passem a perna em você. Desenvolver humildade é um processo, para uma consciência mais elevada. Humildade serve como um antidoto para nos proteger dos efeitos venenosos de um ego incontido. O ego ama o orgulho. Ele nos cega com um falso sentimento de indestrutibilidade, embaça nosso julgamento nos levando a tomar decisões ruins e acabar os relacionamentos. Humildade, por outro lado, se for procurado constantemente e for prudentemente polido com o tempo é uma poderosa ferramenta para o bem que ajuda a alcançar e sustentar o sucesso.

                                             Fonte:administradores.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar com o que ama ou com o que dá dinheiro?

Habitualmente, a resposta é a própria pergunta. Trabalhe com o que ama, usufruindo de suas vocações e o dinheiro será a consequência. Se você ama sua carreira, já tem metade do que precisa profissionalmente. E considerar: talento, vocação, propósitos e valores; capacitar-se; ter equilíbrio emocional; encontrar oportunidades, estar pronto para assumi-las e as valorizar: mais 50%. É um todo matemático que torna grande a probabilidade de dar certo (alcançar lucros e rentabilidade). Porém sabemos que não é fácil. E ao falarmos de partes, metades e conjuntos, devemos somar, subtrair e pesar certos pontos. Precisamos pensar além do "habitual". Sonhos e decepções Desde criança somos condicionados a imaginar "o que queremos ser quando crescer". Os anos passam. Nos descobrimos, somos contagiados por experiências, vivências e contaminados bombardeadamente por responsabilidades. Tão explosivas às vezes, que acabamos adiando, atrasando e até mesmo, perdendo nossos sonhos ...

BC vê inflação menor em 2017 e cenário de corte mais intenso na Selic

O Banco Central passou a ver inflação menor em 2017, ainda mais abaixo do centro da meta oficial, e também deixou claro que vai fazer uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos diante da desinflação mais difundida. "A consolidação do cenário de desinflação mais difundida, que abrange os componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, fortalece a possibilidade de uma intensificação moderada do ritmo de flexibilização da política monetária, em relação ao ritmo imprimido nas duas últimas reuniões do Copom", informou BC nesta quinta-feira ao publicar seu Relatório Trimestral de Inflação. Desde que iniciou o ciclo de afrouxamento, em outubro do ano passado, o BC já reduziu a Selic em 2 pontos percentuais, aos atuais 12,25 por cento ao ano. Foram dois cortes iniciais de 0,25 ponto e depois dois de 0,75 ponto. "Essa 'intensificação moderada' sinaliza que ele (BC) provavelmente está pensando num c...

Saiba a diferença entre corretoras de investimentos e bancos

Quando pensamos em começar a investir, as primeiras dúvidas que surgem são:  Como faço isso? Qual o melhor caminho? Converso com a gerente do meu banco ou procuro uma corretora? Respondendo a primeira pergunta, para começar a investir, é preciso contar com ajuda de um intermediário, que nada mais é do que alguém que pegue o dinheiro e coloque nos investimentos escolhidos. Quem pode fazer isto é o próprio banco, ao qual já é correntista, ou as corretoras. Uma corretora de investimentos nada mais é do uma ferramenta que vai apresentar mais alternativas porque possuem habilidades necessárias para identificar e buscar no mercado financeiro as melhores opções. Depois de apresentá-las ao interessado, aplicam a quantia em um fundo escolhido. Essas consultorias funcionam basicamente da mesma forma que os bancos, respeitam as mesmas regras, mas oferecem apenas produtos de investimentos, ou seja, não oferecem conta corrente, produtos de crédito, financiamento e etc. Começar a ...