Pular para o conteúdo principal

Dicas para sua empresa localizar a marca globalmente




Toda empresa local aspira crescer, enquanto as empresas globais precisam atingir mercados locais. Fazer uma marca global ter penetração em diferentes localidades é um dos maiores desafios para as grandes empresas, pois esbarra em fatores culturais, mercadológicos e sazonais dos mais diversos. Quando é hora de investir em comunicação para mercados de países específicos sem cometer erros que podem destruir suas chances de estabelecer-se em novos lugares? Olga Andrienko, head de social media da SEMrush, empresa que trabalha com marketing digital, separou as melhores práticas com relação ao assunto em forma de dicas. “Levar sua empresa para diferentes localidades é bem parecido com o conceito de person-to-person marketing, pois com o foco certo e a comunicação por meio dos canais adequados para cada país, é possível atingi-los corretamente”, explica Andrienko.Existe uma estrutura de categorias que são importantes para solidificar sua marca nos mercados locais que veremos a seguir. Confira:
Website
Social Media
Influenciadores
Conferências
Relações públicas (PR)
Verifique nos seus relatórios de Google Analytics a localidade de onde seus conteúdos estão sendo mais acessados e compare os países que são os principais provedores do seu tráfego.
Além disso, defina o melhor idioma para expor seu conteúdo. Mesmo que o inglês seja uma língua universal e que garante a globalidade de sua marca, o idioma pode ser uma barreira em alguns casos. Segundo dados da Commom Sense Advisory, 72% dos clientes passam a maior parte de seu tempo em sites em seu próprio idioma, 72% alegam que preferem comprar um produto que tenha informações em sua língua e 56% dizem que a facilidade em obter informação na língua materna é mais importante que o preço.
Usar os canais de comunicação corretos podem te ajudar a crescer. Preste atenção nas mídias sociais que são mais populares em seu mercado.
Em praticamente toda a América e Europa Ocidental, assim como na África do Sul e na Austrália, o Facebook é a principal rede social. Enquanto que na Rússia é o V Kontakte e na China o QZone, por exemplo. Estar nesses canais é fundamental, pois traz oportunidade de crescimento em comunidades mais fechadas, como a chinesa, por exemplo, mais visibilidade em sites de busca locais e mais comentários e feedbacks de clientes.
Além da questão do idioma nativo, que vale tanto para os websites quanto para as mídias sociais, é importante lembrar que as noções de cultura, tradições e preferências variam de lugar para lugar: feriados religiosos e comerciais, jeito de falar, moedas e sistemas de pagamento, podem diferir muito.
Achar influenciadores na região e apoiar alguma atividade deles ou convidá-los para estarem presentes nas suas, pode ser uma forma de obter audiência local por meio da aprovação de personalidades com opinião importante na região. “Ter um especialista local em contato com sua marca também pode ajudá-lo a ser conhecido no mundo todo, o que pode ser uma situação benéfica para todos os envolvidos", explica Andrienko.
Além de estar atenta aos mais importantes nomes do mercado local, a empresa pode participar de conferências e eventos já consolidados na região.
Nesses momentos, é importante que o time de colaboradores presentes fique atento aos nomes e opiniões dos participantes e inclusive leve o conteúdo daquela experiência para o mundo online por meio de posts no blog ou rede social oficial da empresa, por exemplo.
É necessário sempre manter em dia as atividades de relações públicas da marca. Utilizar conteúdo escrito pelos influenciadores anteriormente contatados é uma das maneiras de fazer isso. Outra é colocar os principais especialistas da empresa para escrever sobre temas de interesse do mercado local.
Além disso, há outros pontos de aproximação que devem ser levados em conta: estar integrado em comunidades online de interesse de seu negócio e participar ativamente delas; saber fazer conteúdo rápido, para entreter o público e também conteúdo aprofundado para educa-lo em temas nos quais tenha know-how.

                                                         Fonte:administradores.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar com o que ama ou com o que dá dinheiro?

Habitualmente, a resposta é a própria pergunta. Trabalhe com o que ama, usufruindo de suas vocações e o dinheiro será a consequência. Se você ama sua carreira, já tem metade do que precisa profissionalmente. E considerar: talento, vocação, propósitos e valores; capacitar-se; ter equilíbrio emocional; encontrar oportunidades, estar pronto para assumi-las e as valorizar: mais 50%. É um todo matemático que torna grande a probabilidade de dar certo (alcançar lucros e rentabilidade). Porém sabemos que não é fácil. E ao falarmos de partes, metades e conjuntos, devemos somar, subtrair e pesar certos pontos. Precisamos pensar além do "habitual". Sonhos e decepções Desde criança somos condicionados a imaginar "o que queremos ser quando crescer". Os anos passam. Nos descobrimos, somos contagiados por experiências, vivências e contaminados bombardeadamente por responsabilidades. Tão explosivas às vezes, que acabamos adiando, atrasando e até mesmo, perdendo nossos sonhos ...

BC vê inflação menor em 2017 e cenário de corte mais intenso na Selic

O Banco Central passou a ver inflação menor em 2017, ainda mais abaixo do centro da meta oficial, e também deixou claro que vai fazer uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos diante da desinflação mais difundida. "A consolidação do cenário de desinflação mais difundida, que abrange os componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, fortalece a possibilidade de uma intensificação moderada do ritmo de flexibilização da política monetária, em relação ao ritmo imprimido nas duas últimas reuniões do Copom", informou BC nesta quinta-feira ao publicar seu Relatório Trimestral de Inflação. Desde que iniciou o ciclo de afrouxamento, em outubro do ano passado, o BC já reduziu a Selic em 2 pontos percentuais, aos atuais 12,25 por cento ao ano. Foram dois cortes iniciais de 0,25 ponto e depois dois de 0,75 ponto. "Essa 'intensificação moderada' sinaliza que ele (BC) provavelmente está pensando num c...

Saiba a diferença entre corretoras de investimentos e bancos

Quando pensamos em começar a investir, as primeiras dúvidas que surgem são:  Como faço isso? Qual o melhor caminho? Converso com a gerente do meu banco ou procuro uma corretora? Respondendo a primeira pergunta, para começar a investir, é preciso contar com ajuda de um intermediário, que nada mais é do que alguém que pegue o dinheiro e coloque nos investimentos escolhidos. Quem pode fazer isto é o próprio banco, ao qual já é correntista, ou as corretoras. Uma corretora de investimentos nada mais é do uma ferramenta que vai apresentar mais alternativas porque possuem habilidades necessárias para identificar e buscar no mercado financeiro as melhores opções. Depois de apresentá-las ao interessado, aplicam a quantia em um fundo escolhido. Essas consultorias funcionam basicamente da mesma forma que os bancos, respeitam as mesmas regras, mas oferecem apenas produtos de investimentos, ou seja, não oferecem conta corrente, produtos de crédito, financiamento e etc. Começar a ...