Pular para o conteúdo principal
Para iniciar um negócio e abrir uma empresa, muitos pontos devem ser levados em consideração. Realizar um plano de negócios poderá ajudar a definir os principais passos.

Para isso, o empreendedor tem de buscar informações sobre o ramo em que pretende investir e, assim, identificar necessidades e a viabilidade do empreendimento.

Segundo o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequeno Empresas (Sebrae) de São Paulo 29% das empresas fecham antes de completar um ano.

Isso acontece principalmente porque faltam informação e planejamento adequado ao empreendedor.
Além do plano de negócios, é importante pesquisar sobre o ramo. O Sebrae oferece cursos (pagos), palestras, orientações e consultorias para quem quer iniciar um negócio.

No site da entidade, podem ser consultadas as páginas correspondentes a cada Estado.

No site do Sebrae de São Paulo, é possível baixar umplano de negócios.

Legalidade
Para que a empresa funcione corretamente, respeitando as leis, será necessária a contratação de um contador, que irá resolver a parte burocrática.

Um caminho para a escolha desse profissional é consultar o Conselho Regional de Contabilidade (CRC). No site do CRC de São Paulo há uma lista com os contatos dos conselhos em cada um dos Estados brasileiros.

O contador, obrigatório pelo código civil, cuida das operações fiscais da empresa. Se ele cometer um erro de declaração de impostos, a Receita Federal irá cobrar do empreendedor.

Por isso, para contratar esse profissional, é importante buscar referências com outros empreendedores, verificando se eles estão satisfeitos com seus contadores.

Além disso, é importante exigir um contrato escrito que informe quais serão as obrigações do contador e quanto ele irá cobrar por mês. 

Veja os principais pontos sobre o seu negócio 

Ramo
É necessário definir o negócio de acordo com afinidades e conhecimentos, ou seja, o com o que a pessoa sabe fazer.

O Sebrae tem registros de alguns negócios que foram abertos e deram certo e que podem ser consultados como exemplos.

Clientes
É importante definir quais serão os clientes para identificar onde eles estão, ou seja, deve-se fazer um levantamento do público.

Por exemplo, em uma confecção feminina, o empreendedor pode definir que irá atender mulheres com idade entre 15 e 20 anos.

Produtos e serviços
Também é importante definir quais produtos e serviços serão oferecidos. Por exemplo, um eletricista pode estabelecer que vai trabalhar só com residências ou só com empresas.

Pesquisar informações sobre os concorrentes ajuda a identificar pontos fortes e fracos sobre os serviços oferecidos.

Investimento
Pelo planejamento, descobre-se o valor que precisará ser gasto. Assim, o empreendedor verifica se tem ou não a quantia necessária. Em caso negativo, define de que forma irá conseguir o dinheiro.

Localização
O local onde ficará o estabelecimento deve ser próximo de onde estão os clientes e os fornecedores (o que serve para economizar fretes).

Se os custos para transportar a mercadoria forem muito altos, isso poderá deixar os preços pouco competitivos.

Além disso, ter um estacionamento pode atrair mais clientes. Também é importante pesquisar na prefeitura se naquele local pode ser iniciado o negócio.

Funcionários
O plano de negócios também ajuda a definir o número e o perfil dos funcionários que serão contratados.

Lucro
O plano permite definir de quanto será o lucro do empreendimento e depois de quanto tempo ele virá.


                                                                        Fonte:economia.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar com o que ama ou com o que dá dinheiro?

Habitualmente, a resposta é a própria pergunta. Trabalhe com o que ama, usufruindo de suas vocações e o dinheiro será a consequência. Se você ama sua carreira, já tem metade do que precisa profissionalmente. E considerar: talento, vocação, propósitos e valores; capacitar-se; ter equilíbrio emocional; encontrar oportunidades, estar pronto para assumi-las e as valorizar: mais 50%. É um todo matemático que torna grande a probabilidade de dar certo (alcançar lucros e rentabilidade). Porém sabemos que não é fácil. E ao falarmos de partes, metades e conjuntos, devemos somar, subtrair e pesar certos pontos. Precisamos pensar além do "habitual". Sonhos e decepções Desde criança somos condicionados a imaginar "o que queremos ser quando crescer". Os anos passam. Nos descobrimos, somos contagiados por experiências, vivências e contaminados bombardeadamente por responsabilidades. Tão explosivas às vezes, que acabamos adiando, atrasando e até mesmo, perdendo nossos sonhos ...

BC vê inflação menor em 2017 e cenário de corte mais intenso na Selic

O Banco Central passou a ver inflação menor em 2017, ainda mais abaixo do centro da meta oficial, e também deixou claro que vai fazer uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos diante da desinflação mais difundida. "A consolidação do cenário de desinflação mais difundida, que abrange os componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, fortalece a possibilidade de uma intensificação moderada do ritmo de flexibilização da política monetária, em relação ao ritmo imprimido nas duas últimas reuniões do Copom", informou BC nesta quinta-feira ao publicar seu Relatório Trimestral de Inflação. Desde que iniciou o ciclo de afrouxamento, em outubro do ano passado, o BC já reduziu a Selic em 2 pontos percentuais, aos atuais 12,25 por cento ao ano. Foram dois cortes iniciais de 0,25 ponto e depois dois de 0,75 ponto. "Essa 'intensificação moderada' sinaliza que ele (BC) provavelmente está pensando num c...

Saiba a diferença entre corretoras de investimentos e bancos

Quando pensamos em começar a investir, as primeiras dúvidas que surgem são:  Como faço isso? Qual o melhor caminho? Converso com a gerente do meu banco ou procuro uma corretora? Respondendo a primeira pergunta, para começar a investir, é preciso contar com ajuda de um intermediário, que nada mais é do que alguém que pegue o dinheiro e coloque nos investimentos escolhidos. Quem pode fazer isto é o próprio banco, ao qual já é correntista, ou as corretoras. Uma corretora de investimentos nada mais é do uma ferramenta que vai apresentar mais alternativas porque possuem habilidades necessárias para identificar e buscar no mercado financeiro as melhores opções. Depois de apresentá-las ao interessado, aplicam a quantia em um fundo escolhido. Essas consultorias funcionam basicamente da mesma forma que os bancos, respeitam as mesmas regras, mas oferecem apenas produtos de investimentos, ou seja, não oferecem conta corrente, produtos de crédito, financiamento e etc. Começar a ...