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Dia das Mães tem menor expectativa de venda em 10 anos em Piracicaba

Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade atribui queda à situação política.Pesquisa que apontou crescimento de 1,1% entrevistou 253 consumidores.

Comércio de Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)
Comércio de Piracicaba (Foto: Claudia Assencio/G1)
O Dia das Mães, uma das datas mais esperadas para os comerciantes, deve ser o mais fraco dos últimos dez anos em Piracicaba (SP), com crescimento de 1,1% nas vendas, de acordo com levantamento realizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município, divulgado no dia 25 de abril. O índice é 0,3 ponto percentual ainda menor do que os registrados no mesmo período do ano passado, quando a tendência de aumento das compras atingiu 1,4%.

Pesquisa

A expectativa do lojistas registrou queda nos últimos quatro anos, mas essa é a primeira vez que a previsão fica abaixo de 1,2% desde 2012, quando a projeção foi de 5,5%, de acordo com a CDL. A pesquisa entrevistou 166 comerciantes e 253 consumidores nos principais corredores comerciais da cidade, como os dos bairros Paulista, Paulicéia, Vila Rezende, Vila Independência, Santa Terezinha, Piracicamirim, Centro, Bairro Alto, São Dimas, Dois Córregos e Vila Sônia.
De acordo com o presidente da entidade, Pedro Carvalho, a crise política tem influência sobre o resultado. "Acreditamos que enquanto não resolverem essa situação instalada no país, com o avanço do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT), a nossa economia continuará em queda livre", disse.
Apesar da baixa projeção de crescimento, mais da metade dos consumidores de Piracicaba (SP) pretendem presenter no Dia das Mães com lembranças no valor de até R$ 60, segundo levantamento. Um terço deverá gastar até R$ 100.

Crise política

"Em conseqüência disso a inflação e juros em alta; inadimplência e principalmente o desemprego que segundo pesquisa mostra 287 demissões por hora a nível de Brasil nos setores da indústria e comercio", explicou.
Segundo ele, além da expectativa de perda do emprego, o cenário de instabilidade faz o consumidor ficar mais cauteloso e presentear com artigos de menor valor. "Como foi constatado na pesquisa com os consumidores, poucas mães ficarão sem presentes , mais os valores também levantados serão menores.

Intenções

Apesar da baixa projeção de crescimento, mais da metade dos consumidores de Piracicaba (SP) pretendem presenter no Dia das Mães com lembranças no valor de até R$ 60, segundo levantamento. Um terço deverá gastar até R$ 100.

 Sobre os itens mais procurados, a pesquisa revelou que 38% devem presentear com roupas. Dos 253 entrevistados no estudo, 16% devem comprar calçados e artigos de couro. Na sequência, estão os itens de utildades domésticas, com 13% das intenções de compra, e os eletrodomésticos, com 11%.
A minoria dos consumidores pretende comprar flores, com 9%, cosméticos (6%) e joias (4%).
Fonte:http://g1.globo.com

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