Pular para o conteúdo principal

Oito expressões que podem comprometer suas chances numa seleção



http://cdn-homolog.editoraglobo.com.br.s3.amazonaws.com/carreiraevida/files/2014/08/mh_interna_entrevista-20-dicas-150x150.jpg
Em todos os processos de recrutamento e seleção, entrevistas pessoais fazem parte da cerimônia. Cerimônia? Sim, apesar de não estarmos diante de um rito religioso ou de comemoração, existe uma cerimônia  na entrevista que se revela em dois aspectos:
O Primeiro é formal  – consiste de perguntas de rotina: sua formação, experiência, lazer, interesses pessoais etc. Nesse aspecto, suas chances de se sair bem, são grandes.
O Segundo é  informal  - quando, em geral, o “bicho pega” – é nessa fase que a maioria dos candidatos é “reprovada“.
O que apresento vem do dia a dia e daquilo que presenciei na minha experiência profissional de RH. Uma das razões mais frequentes para a “reprovação” é o uso de palavras ou expressões, até frases inteiras  inadequadas, das quais listo oito :
1.     Isso eu domino (da forma que for dito, pode transparecer arrogância).
2.     Sou extremamente dedicado (isso é obrigação e não virtude).
3.     Esta empresa é o sonho da minha vida (a maioria dos candidatos diz isso, é considerado chavão).
4.     Conheço a Empresa muito bem (você não conhece, mesmo os que já estão lá há bem mais  tempo, não conhecem).
5.     Se me derem uma chance, serei muito grato (você não está à procura de um milagre). 
6.     Fui aprovado em todos os processos de trainees (por que não permaneceu em um que o selecionou?).
7.     Tenho boa liderança (sua liderança é percebida não pelas suas palavras, mas pela sua conduta durante a entrevista).
8.     Sou competitivo (pode soar como falta de ética).
Nessa altura do campeonato, você poderia perguntar: fico calado, não digo nada?
Não se trata disso, pelo contrário,  você dever falar, mas, ao fazê-lo, vão algumas “dicas”:
·         Transmita segurança no que diz (não arrogância).
·         Demonstre seus pontos fortes (sempre em função da pergunta feita).
·         Tenha foco no que diz, não aumentando, muito menos, diminuindo suas habilidades profissionais.
·         Não demonstre dificuldade de relacionamento.
·         Não fale demais sobre si mesmo.
·         Não utilize palavras com duplo significado. 
A entrevista inicial ou final do processo de seleção  derruba a maioria dos candidatos.
O equilíbrio entre o que você tem como pontos fortes e suas fraquezas deve sempre existir.Passar a imagem de super homem,  não pega bem, assim como a de  indeciso – misturar  ideias,  não ter objetividade e falar   de formas enfática e prolixa o que não foi perguntado – podem acabar com as suas chances.
Como todas as “dicas”  são sempre relativas, cabe a você tirar proveito desses conselhos, que, embora sejam, no meu ponto de vista, bons conselhos para seu sucesso pessoal, você deve filtrá-los.


                                                                                                                     Fonte: Revista Época Negócios


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BC vê inflação menor em 2017 e cenário de corte mais intenso na Selic

O Banco Central passou a ver inflação menor em 2017, ainda mais abaixo do centro da meta oficial, e também deixou claro que vai fazer uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos diante da desinflação mais difundida. "A consolidação do cenário de desinflação mais difundida, que abrange os componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, fortalece a possibilidade de uma intensificação moderada do ritmo de flexibilização da política monetária, em relação ao ritmo imprimido nas duas últimas reuniões do Copom", informou BC nesta quinta-feira ao publicar seu Relatório Trimestral de Inflação. Desde que iniciou o ciclo de afrouxamento, em outubro do ano passado, o BC já reduziu a Selic em 2 pontos percentuais, aos atuais 12,25 por cento ao ano. Foram dois cortes iniciais de 0,25 ponto e depois dois de 0,75 ponto. "Essa 'intensificação moderada' sinaliza que ele (BC) provavelmente está pensando num c...

Frango: Exportação de maio avança sobre abril, mas continuam em queda na comparação anual

Os preços do frango vivo iniciaram a semana estáveis. Em São Paulo os preços permanecem inalterados em R$ 2,50/kg, há quinze dias. Nas praças mineiras a média das negociações com o animal vivo está em R$ 2,40/kg. "Há expectativa de retomada do movimento de alta na próxima semana, período que conta com maior apelo ao consumo. Além disso, é importante ressaltar que os custos de produção no decorrer deste ano seguem menos expressivos se comparado a 2016, portanto é possível ampliar as receitas mesmo com preços mais baixos no mercado”, diz o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias. Exportações As exportações de carne de frango 'in natura' na primeira semana de maio (cinco dias úteis) apresentaram ligeiro avanço em relação ao mês anterior. No acumulado do período foram embarcados 65,5 mil toneladas, com média diária de 16,4 mil/t. Esse resultado representa avanço de 0,4% frente ao mesmo período de março/16. Já em relação maio/16, as exportações ...

ENTRA EM VIGOR NOVO REGIME DE DRAWBACK INTEGRADO ISENÇÃO

   Entrou em vigor, nesta segunda-feira (21/2), a Portaria nº 8, da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior (MDIC), que implementa o novo regime de Drawback Integrado Isenção. O objetivo é tornar os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional, incentivando as exportações.    O regime de Drawback consiste na desoneração de impostos sobre insumos vinculados à exportação de produtos acabados. A modalidade Drawback Integrado Isenção é aquela que permite a isenção ou redução a zero de impostos para a reposição de mercadoria equivalente à utilizada na industrialização de produto já exportado. A isenção alcança o Imposto de Importação (II), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Contribuição para o PIS/PASEP, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), a Contribuição para o PIS/PASEP-Importação e a COFINS-Importação.    Com as novas regras, a empr...