Pular para o conteúdo principal

“Um grande líder reconhece o papel daqueles que o apoiam”

A especialista Rajshree Patel fala sobre como empreendedores podem buscar desenvolvimento pessoal.

A indiana Rajshree Patel viaja o mundo ajudando pessoas na busca pelo desenvolvimento pessoal. Em agosto, uma de suas paradas foi aqui no Brasil, para participar de uma palestra realizada pela Organização Internacional Arte de Viver. Rajshree conversou com Pequenas Empresas & Grandes Negócios e falou sobre as principais qualidades de um bom líder. E como a respiração e a meditação podem ser ferramentas importantes para lidar com o estresse do dia a dia e da importância do impacto social no trabalho do empreendedor.
Quais são as principais características de um grande líder?
A qualidade mais importante de um líder é inspirar, capacitar e saber que ele está na posição dele justamente por causa daqueles que o apoiam. Quando perdemos a noção desse fato, então a liderança depende somente do time e nós deixamos de servir de inspiração e não estamos fazendo a equipe seguir adiante. O líder, então, se torna uma ilha e cria conflito. Talvez o time concorde com suas ações, mas na verdade está seguindo outra direção.
Quais são as principais causas de problemas com estresse no local de trabalho?
Basicamente muita demanda e pouca energia. Muitas responsabilidades e pouca confiança para saber que há os recursos para fazer as coisas darem certo. O estresse é um estado da mente, ele fica pior quando aumenta a quantidade de atividades que você tem que fazer. Então a solução simples é reduzir a sua demanda, o que a maioria das pessoas não consegue fazer, afinal você não pode largar suas obrigações.  A segunda opção é aumentar sua energia. Aumentar esse estado interior de “Sim, eu posso!”, de confiança. Com isso você perceberá que as coisas serão realizadas mais rápida e facilmente, você trabalhará com mais inteligência. As pessoas percebem que, quando você tem mais energia, sente-se mais fresco, renovado, vibrante, você produz mais. 
Por que um empreendedor deve se preocupar com a respiração?
Não importa quem você é, empreendedor ou não, é sempre bom estar preocupado com a sua respiração. Em primeiro lugar, respirar o mantém vivo. Mas tem um segredo maior para isso. Como disse antes, nós ficamos estressados pelas coisas que temos que fazer na vida. Elas vêm como um peso e temos pouca energia. Quando estamos cansados, a respiração é a principal forma de trazer energia. Ela tem a habilidade de mudar seu estado mental da reclamação, de se sentir afogado, do negativo, para a clareza, calma, criatividade e inovação.
Quais os passos para começar a meditar?
O primeiro passo é querer. Achamos que a meditação serve apenas para algumas poucas pessoas. Na verdade, quanto mais coisas você tem que fazer na vida, mais você precisa meditar. Qualquer pessoa inteligente de negócios, quando precisa tomar decisões, precisa ter consciência do ambiente em que está. Ele precisa conhecer talentos e habilidades do time que tem, conhecer seus produtos, entender a indústria da qual faz parte e conhecer todo o resto. Da mesma forma, você tem de entender a mente que está dirigindo todas essas atividades. Isso é chamado de meditação. Significa a habilidade de observar seu mundo interior e que toma todas as suas decisões exteriores. Nós não fazemos isso, não observamos os nossos pensamentos, não sabemos como controlar e mudá-los. Não sabemos como mudar nossas emoções e com certeza a meditação é uma forma de se aprofundar em você mesmo, na fonte de energia que você é. É desse lugar que você sai e volta pra ação, com clareza. Depois que você aprender que isso é necessário, a melhor alternativa é aprender com alguém que já saiba meditar por mais tempo.
Como você insere a meditação e a respiração no dia a dia de comandar uma empresa?
Basta reservar 10 a 15 minutos para essas atividades. Quanto mais ocupado você estiver, mais você precisará desses momentos. A diferença é que depois de meditar, você tomará metade do tempo para realizar suas atividades. Você conseguirá tudo na primeira vez, porque estará mais concentrado.
Você faz muitos trabalhos filantrópicos. Você acha importante pensar no impacto social do trabalho de um empreendedor?
Com certeza, muito importante! É importante para o seu resultado final, para a comunidade continuar sobrevivendo, para que você tenha um lugar para vender seu produto. Esse é o resultado. Se você ficar pensando só sobre você e não observar a comunidade ao seu redor, em algum momento termina sem ninguém para vender. A responsabilidade social é necessária em todos os níveis. É uma situação de ganho para todos e só faz com que o negócio e comunidade cresçam.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar com o que ama ou com o que dá dinheiro?

Habitualmente, a resposta é a própria pergunta. Trabalhe com o que ama, usufruindo de suas vocações e o dinheiro será a consequência. Se você ama sua carreira, já tem metade do que precisa profissionalmente. E considerar: talento, vocação, propósitos e valores; capacitar-se; ter equilíbrio emocional; encontrar oportunidades, estar pronto para assumi-las e as valorizar: mais 50%. É um todo matemático que torna grande a probabilidade de dar certo (alcançar lucros e rentabilidade). Porém sabemos que não é fácil. E ao falarmos de partes, metades e conjuntos, devemos somar, subtrair e pesar certos pontos. Precisamos pensar além do "habitual". Sonhos e decepções Desde criança somos condicionados a imaginar "o que queremos ser quando crescer". Os anos passam. Nos descobrimos, somos contagiados por experiências, vivências e contaminados bombardeadamente por responsabilidades. Tão explosivas às vezes, que acabamos adiando, atrasando e até mesmo, perdendo nossos sonhos ...

BC vê inflação menor em 2017 e cenário de corte mais intenso na Selic

O Banco Central passou a ver inflação menor em 2017, ainda mais abaixo do centro da meta oficial, e também deixou claro que vai fazer uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos diante da desinflação mais difundida. "A consolidação do cenário de desinflação mais difundida, que abrange os componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, fortalece a possibilidade de uma intensificação moderada do ritmo de flexibilização da política monetária, em relação ao ritmo imprimido nas duas últimas reuniões do Copom", informou BC nesta quinta-feira ao publicar seu Relatório Trimestral de Inflação. Desde que iniciou o ciclo de afrouxamento, em outubro do ano passado, o BC já reduziu a Selic em 2 pontos percentuais, aos atuais 12,25 por cento ao ano. Foram dois cortes iniciais de 0,25 ponto e depois dois de 0,75 ponto. "Essa 'intensificação moderada' sinaliza que ele (BC) provavelmente está pensando num c...

Saiba a diferença entre corretoras de investimentos e bancos

Quando pensamos em começar a investir, as primeiras dúvidas que surgem são:  Como faço isso? Qual o melhor caminho? Converso com a gerente do meu banco ou procuro uma corretora? Respondendo a primeira pergunta, para começar a investir, é preciso contar com ajuda de um intermediário, que nada mais é do que alguém que pegue o dinheiro e coloque nos investimentos escolhidos. Quem pode fazer isto é o próprio banco, ao qual já é correntista, ou as corretoras. Uma corretora de investimentos nada mais é do uma ferramenta que vai apresentar mais alternativas porque possuem habilidades necessárias para identificar e buscar no mercado financeiro as melhores opções. Depois de apresentá-las ao interessado, aplicam a quantia em um fundo escolhido. Essas consultorias funcionam basicamente da mesma forma que os bancos, respeitam as mesmas regras, mas oferecem apenas produtos de investimentos, ou seja, não oferecem conta corrente, produtos de crédito, financiamento e etc. Começar a ...