Pular para o conteúdo principal

3 motivos para pequenas empresas investirem em um sistema de gestão empresarial

Hoje, aproximadamente 70% das empresas brasileiras são de pequeno porte e a maioria implantou um sistema de gestão apenas para atender necessidades legais e fiscais
Investimento é uma das palavras que mais assusta os novos empreendedores. Se o custo for muito alto, os benefícios nem são avaliados. São tantos detalhes para tirar um negócio do papel que a tecnologia, por exemplo, fica em segundo plano. O que muitos não sabem é que um bom sistema de gestão pode gerar economia de tempo e dinheiro. De acordo com o gerente comercial da Magnus Consultoria, Wilsony Adriano da Silva, a automatização dos processos administrativos e comerciais diminui o custo operacional, traz qualidade e agilidade para o negócio.
Hoje, aproximadamente 70% das empresas brasileiras são de pequeno porte e a maioria implantou um sistema de gestão apenas para atender necessidades legais e fiscais. “Sem a informatização dos processos é praticamente impossível atender todo o envio de informação solicitada pelo Governo”, comenta Wilsony. Ele reforça que os sistemas também são fundamentais para vencer os desafios do mercado e do próprio crescimento. “Quem não possui a informação está correndo o risco de ser atropelado pela concorrência, ficar desatualizado quanto as ofertas e tendências e, ainda pior, ter prejuízo por não possuir dados corretos para melhorar o processo mercadológico”.
A Magnus Consultoria listou três motivos decisivos para as pequenas empresas investirem em um sistema de gestão empresarial:
1. Otimização de recursos e diminuição de desperdícios: monitorar a saúde financeira do negócio e tomar decisões assertivas no momento certo é vital quando falamos em finanças. Ter um sistema que permite gerar informações confiáveis para esta área pode ser a diferença entre pagar altos juros ou aplicar sua lucratividade em ofertas mais rentáveis.
2. Agilidade no atendimento de entregas e diminuição nos custos de estocagens: pequenas empresas necessitam de agilidade de entrega e, ao mesmo tempo, manutenção de um estoque enxuto para atender a demanda. Ter um sistema que permita localizar com facilidade os produtos a serem entregues, criar rotas de entregas e monitorar o excesso de armazenagens torna a empresa mais competitiva e desejada como fornecedora.
3. Gestão de vendas ágil e comprometida: através de automações e tecnologia é possível melhorar a comunicação da área comercial com as demais áreas da empresa. Um sistema de gestão empresarial deve facilitar a entrada de pedidos, calcular todos os impostos, taxas e despesas, permitindo que a área comercial faça as melhores negociações, atendendo clientes e as metas da empresa. Hoje, com os sistemas de gestão empresarial, já é possível disponibilizar para pequenas empresas várias formas de entradas de pedidos feitas diretamente pelos vendedores e representantes em campo.
 Fonte:  Portal dos administrador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar com o que ama ou com o que dá dinheiro?

Habitualmente, a resposta é a própria pergunta. Trabalhe com o que ama, usufruindo de suas vocações e o dinheiro será a consequência. Se você ama sua carreira, já tem metade do que precisa profissionalmente. E considerar: talento, vocação, propósitos e valores; capacitar-se; ter equilíbrio emocional; encontrar oportunidades, estar pronto para assumi-las e as valorizar: mais 50%. É um todo matemático que torna grande a probabilidade de dar certo (alcançar lucros e rentabilidade). Porém sabemos que não é fácil. E ao falarmos de partes, metades e conjuntos, devemos somar, subtrair e pesar certos pontos. Precisamos pensar além do "habitual". Sonhos e decepções Desde criança somos condicionados a imaginar "o que queremos ser quando crescer". Os anos passam. Nos descobrimos, somos contagiados por experiências, vivências e contaminados bombardeadamente por responsabilidades. Tão explosivas às vezes, que acabamos adiando, atrasando e até mesmo, perdendo nossos sonhos ...

BC vê inflação menor em 2017 e cenário de corte mais intenso na Selic

O Banco Central passou a ver inflação menor em 2017, ainda mais abaixo do centro da meta oficial, e também deixou claro que vai fazer uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos diante da desinflação mais difundida. "A consolidação do cenário de desinflação mais difundida, que abrange os componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, fortalece a possibilidade de uma intensificação moderada do ritmo de flexibilização da política monetária, em relação ao ritmo imprimido nas duas últimas reuniões do Copom", informou BC nesta quinta-feira ao publicar seu Relatório Trimestral de Inflação. Desde que iniciou o ciclo de afrouxamento, em outubro do ano passado, o BC já reduziu a Selic em 2 pontos percentuais, aos atuais 12,25 por cento ao ano. Foram dois cortes iniciais de 0,25 ponto e depois dois de 0,75 ponto. "Essa 'intensificação moderada' sinaliza que ele (BC) provavelmente está pensando num c...

Saiba a diferença entre corretoras de investimentos e bancos

Quando pensamos em começar a investir, as primeiras dúvidas que surgem são:  Como faço isso? Qual o melhor caminho? Converso com a gerente do meu banco ou procuro uma corretora? Respondendo a primeira pergunta, para começar a investir, é preciso contar com ajuda de um intermediário, que nada mais é do que alguém que pegue o dinheiro e coloque nos investimentos escolhidos. Quem pode fazer isto é o próprio banco, ao qual já é correntista, ou as corretoras. Uma corretora de investimentos nada mais é do uma ferramenta que vai apresentar mais alternativas porque possuem habilidades necessárias para identificar e buscar no mercado financeiro as melhores opções. Depois de apresentá-las ao interessado, aplicam a quantia em um fundo escolhido. Essas consultorias funcionam basicamente da mesma forma que os bancos, respeitam as mesmas regras, mas oferecem apenas produtos de investimentos, ou seja, não oferecem conta corrente, produtos de crédito, financiamento e etc. Começar a ...