Pular para o conteúdo principal

10 dicas para manter os seus clientes sempre satisfeitos

Descubra 10 dicas para manter o relacionamento com os clientes e desenvolver novas oportunidades após a venda


Uma visão que muitos profissionais e equipes comerciais têm é de que seu trabalho atinge o objetivo quando eles conseguem fechar uma venda. É justamente aí que começa o verdadeiro processo comercial. Já parou para pensar na possibilidade de desenvolver novos negócios com o mesmo cliente?
Seguem 10 dicas para que você mantenha o relacionamento com os clientes e desenvolva novas oportunidades de vendas:
1. Demonstre interesse sincero por seu cliente
A venda é a consequência de um processo bem conduzido. Não adianta manter contato apenas para vender, é necessário manter contato para se relacionar, colaborar, etc. Não investigue problemas (podendo assim criá-los), apenas se coloque sempre disposto a ajudar.
2. Aproveite seus contatos para ratificar a boa decisão do cliente
É normal que clientes desenvolvam o que chamamos de “Síndrome de Arrependimento da Compra”. Algo do tipo: “Será que era o melhor preço?”, “Eu deveria ter comprado?”, etc. É neste momento que eles precisam ser convencidos de que tomaram a decisão certa e de que escolheram o vendedor correto.
3. Uma venda nunca termina!
Aproveite o relacionamento com cliente, preste a atenção às oportunidades de realizar o upselling e/ou o cross-selling de seus produtos e serviços. Tenha sempre em mente e demonstre ao cliente, sua intenção de lhe servir da melhor forma e de oferecer as melhores soluções.
4. Proponha para a empresa um programa que premie os clientes mais antigos, que compram mais, com mais frequência, etc.
O aspecto lealdade tem que ser bilateral. Se um cliente escolhe frequentemente sua empresa para realizar suas compras, ele merece uma contrapartida, que deve ir além dos descontos.
5. Mantenha seus clientes bem informados
Seja mais do que um vendedor, seja um consultor no seu negócio. A informação vale muito e os clientes adoram receber informações que os façam aproveitar melhor suas aquisições. Para isso, se mantenha informado sobre o que acontece em seu mercado, na concorrência e com o seu cliente.
6. Escute muito, principalmente às críticas
É verdade que existem clientes difíceis, mas pense, são ainda melhores que os inexistentes. Neste momento, o importante é ouvir o cliente com atenção, ser assertivo e priorizar a solução (seja qual for) da situação. Muitas vezes o cliente deseja ser ouvido, sentir que alguém compreende a sua situação e de que pode ao menos tentar ajudar.
7. Mantenha uma agenda atualizada sobre seus clientes
O histórico de seus clientes vale ouro. Saiba tudo que puder (e que realmente interessa) sobre seus clientes. Não misture relacionamento pessoal com profissional, mas elimine a barreira entre cliente e vendedor.
8. Jamais divulgue problemas de sua empresa para seus clientes
Alguns vendedores exageram na sinceridade e na transparência quando conversam com seus clientes sobre detalhes internos de suas empresas. Muitas vezes, as impressões que passam são de falta de profissionalismo, insegurança, etc.
9. Seja ético sempre
Ao atender clientes do mesmo segmento, jamais troque informações com eles. Não se transforme em espião da concorrência.
10. Invista na rede
Se seus clientes estão satisfeitos com seu atendimento, é provável que o indiquem para seus conhecidos, portanto, seja ativo neste processo. Não tenha receio de solicitar indicações aos seus clientes. Desta forma, você ampliará sua base de clientes e realizará mais e melhores vendas.

Fonte: EXAME.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalhar com o que ama ou com o que dá dinheiro?

Habitualmente, a resposta é a própria pergunta. Trabalhe com o que ama, usufruindo de suas vocações e o dinheiro será a consequência. Se você ama sua carreira, já tem metade do que precisa profissionalmente. E considerar: talento, vocação, propósitos e valores; capacitar-se; ter equilíbrio emocional; encontrar oportunidades, estar pronto para assumi-las e as valorizar: mais 50%. É um todo matemático que torna grande a probabilidade de dar certo (alcançar lucros e rentabilidade). Porém sabemos que não é fácil. E ao falarmos de partes, metades e conjuntos, devemos somar, subtrair e pesar certos pontos. Precisamos pensar além do "habitual". Sonhos e decepções Desde criança somos condicionados a imaginar "o que queremos ser quando crescer". Os anos passam. Nos descobrimos, somos contagiados por experiências, vivências e contaminados bombardeadamente por responsabilidades. Tão explosivas às vezes, que acabamos adiando, atrasando e até mesmo, perdendo nossos sonhos ...

BC vê inflação menor em 2017 e cenário de corte mais intenso na Selic

O Banco Central passou a ver inflação menor em 2017, ainda mais abaixo do centro da meta oficial, e também deixou claro que vai fazer uma "intensificação moderada" no ritmo de corte dos juros básicos diante da desinflação mais difundida. "A consolidação do cenário de desinflação mais difundida, que abrange os componentes da inflação mais sensíveis ao ciclo econômico e à política monetária, fortalece a possibilidade de uma intensificação moderada do ritmo de flexibilização da política monetária, em relação ao ritmo imprimido nas duas últimas reuniões do Copom", informou BC nesta quinta-feira ao publicar seu Relatório Trimestral de Inflação. Desde que iniciou o ciclo de afrouxamento, em outubro do ano passado, o BC já reduziu a Selic em 2 pontos percentuais, aos atuais 12,25 por cento ao ano. Foram dois cortes iniciais de 0,25 ponto e depois dois de 0,75 ponto. "Essa 'intensificação moderada' sinaliza que ele (BC) provavelmente está pensando num c...

Saiba a diferença entre corretoras de investimentos e bancos

Quando pensamos em começar a investir, as primeiras dúvidas que surgem são:  Como faço isso? Qual o melhor caminho? Converso com a gerente do meu banco ou procuro uma corretora? Respondendo a primeira pergunta, para começar a investir, é preciso contar com ajuda de um intermediário, que nada mais é do que alguém que pegue o dinheiro e coloque nos investimentos escolhidos. Quem pode fazer isto é o próprio banco, ao qual já é correntista, ou as corretoras. Uma corretora de investimentos nada mais é do uma ferramenta que vai apresentar mais alternativas porque possuem habilidades necessárias para identificar e buscar no mercado financeiro as melhores opções. Depois de apresentá-las ao interessado, aplicam a quantia em um fundo escolhido. Essas consultorias funcionam basicamente da mesma forma que os bancos, respeitam as mesmas regras, mas oferecem apenas produtos de investimentos, ou seja, não oferecem conta corrente, produtos de crédito, financiamento e etc. Começar a ...